Alunos SESI e SENAI-SP ganham prêmio STEM Inspiration Awards

17/08/2023 - atualizado às 15:59 em 17/08/2023

Além de cumprirem com êxito a missão de promover ciência e tecnologia na comunidade local, os estudantes foram prata ao competirem com um robô de tamanho industrial que projetaram, construíram e programaram

 

Ao aplicar a metodologia educacional STEAM (que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) em projetos direcionados à comunidade ao entorno da escola, os alunos do SESI e SENAI-SP receberam o título STEM Inspiration Awards (prêmio de inspiração em STEAM). O reconhecimento veio durante a participação de estudantes da unidade de Limeira no torneio FIRST Robotics Competition (FRC), no Festival SESI de Robótica Off-Season, na capital do Rio de Janeiro.

“Bom ver que todo o comprometimento da equipe foi reconhecido pelos juízes. Mostra que os alunos estão prontos para inspirar outros jovens a respeitarem e amarem a ciência e a tecnologia”, comentou Thiego Garrito, um dos técnicos do time batizado de Stardust.

Entre os projetos desenvolvidos, os estudantes construíram um robô de baixo custo para realizar torneios de cabo de guerra de robô em escolas públicas da cidade de Limeira. “Com esse projeto, conseguimos parceria com a escola Rafael Leite, que trabalha com alunos surdos. Eles gostaram tanto da ideia que agora se matricularam nas aulas de programação e robótica do SESI de Limeira”, contou Thiego.

Além de cumprirem com êxito a missão de promover STEAM dentro da comunidade local, também se destacaram ao competirem com um robô de tamanho industrial que projetaram, construíram e programaram. Em um jogo de arena em que é necessário formar alianças com outros times, eles foram medalhistas de prata dividindo o título com as equipes Sharks, formada por alunos do SESI e SENAI de Taubaté (SP), e Wolf Army Robotics, da EE Arnolfo Azevedo, de Lorena (SP).

“Essa foi a minha primeira vez no torneio, porém a Stardust já havia participado antes. Só esse ano já ganhamos quatro prêmios, então é muito importante para nós ver que nossa dedicação e esforço valeram a pena! Chegar na final, ganhar dois prêmios, tudo isso foi fruto de trabalho duro e força de vontade,” declarou Hellen Eduarda Herrera, integrante da Stardust.

No total, mais de 800 competidores de escolas públicas, privadas e do SESI de todo país participaram do evento, realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) nacional.