Americana recebe Road Show da Jornada de Transformação Digital

09/09/2022 - atualizado às 17:52 em 09/09/2022

 

Programa visa digitalizar 40 mil indústrias do estado de SP com consultoria e capacitação gratuitas para empresas com faturamento até R$ 8 milhões ao ano

As apresentações da Jornada de Transformação Digital seguem pelo interior paulista e, nesta sexta-feira, 9/9, foi a vez da cidade de Americana receber o Road Show com representantes do programa da Fiesp, CIESP, SENAI-SP e Sebrae-SP. Com meta de atender 40 mil indústrias em quatro anos no estado de São Paulo, é o maior programa de digitalização voltado para micro, pequenas e médias indústrias paulistas. Além disso, é gratuito para empresas com faturamento de até R$ 8 milhões.

Ricardo Terra, diretor regional do SENAI-SP, destacou o volume atual de empresas deste porte. “Cerca de 92% dos CNPJs de indústrias do estado de São Paulo são micro e pequenas empresas. Precisamos nos unir nesse ambiente, precisamos transformar a Jornada em um grande ecossistema. Quanto maior a adesão, mais interesse as empresas de tecnologia terão em conquistar esse mercado e o setor financeiro também”, afirmou.

No evento, Terra demonstrou aos empresários as oito etapas da Jornada: diagnóstico, estratégia, otimização de processos, mapeamento, automação, digitalização, integração e indústria inteligente. O Road Show percorre cidades paulistas para mostrar a empresários, lideranças e autoridades da região como funciona e quais os resultados podem ser obtidos. Segundo Rafael Cervone, presidente do CIESP, as empresas ganham, em média, 50% em produtividade. “Dá para começar digitalizando processos, transformar máquinas em banco de dados e, banco de dados em melhor gestão. É um caminho para retomarmos a competitividade de empresas”, ressaltou.

Para falar sobre resultados reais, empresários que já participaram de pelo menos uma das etapas da Jornada, estiveram presentes contando suas experiências em um painel. “Os números são nítidos. Na produtividade, conseguimos crescer 40% e na parte de expedição para lojas, na logística, antes demorávamos 60 minutos para fazer 350 peças, hoje, esse tempo diminuiu para 22 minutos”, detalhou Rafael Henrique Anéas, diretor da empresa têxtil Laços de Fita.

O painel também contou com a participação do diretor titular do CIESP Americana, Lenadro Zanini; do gerente regional do Sebrae em Piracicaba, Fábio Ravazi; e do gerente de negócios do Desenvolve-SP, Thiago Mardo. A Desenvolve-SP terá uma linha de crédito com condições especiais de juros e os investimentos poderão utilizados em qualquer tipo de demanda diagnosticada durante a Jornada. Além disso, todo o processo de solicitação de recursos é digital, através do site da agência.

Outro tema abordado durante o painel, pelo diretor regional do SENAI-SP, foi a elaboração de um edital que cadastrará empresas integradoras, que querem fazer parte da Jornada como fornecedoras de soluções e produtos para as indústrias que estão sendo atendidas pela Jornada.

O lançamento em Americana foi o sétimo de uma série de encontros do Road Show da Jornada de Transformação Digital. SENAI-SP e CIESP vão percorrer várias cidades do interior de São Paulo apresentando o programa. O prefeito da cidade, Chico Zardeli, participou da abertura do evento e destacou o compromisso do município em incentivar o desenvolvimento econômico por meio da criação de novos empregos e investindo na indústria e comércio. As próximas paradas estão disponíveis no site: jornadadigital.sp.senai.br.

Conhecimento extra com as Escolas Móveis

Uma unidade móvel customizada para a Jornada permaneceu em frente ao SENAI-SP - Prof. João Baptista Salles da Silva, local de realização do evento, para atender empresários da região no esclarecimento de dúvidas e cadastramento do programa.

Além disso, o público pôde visitar a Escola Móvel de Conectividade 5G, que apresenta as famílias de tecnologias relacionadas à comunicação digital no ambiente industrial, como Wi-Fi 6, teste de latência, capacidade de transmissão e aplicações em educação imersiva, incluindo o Metaverso.

Para conhecer detalhes das oito etapas da transformação digital, descobrir em qual etapa sua empresa está e se inscrever, é só acessar jornadadigital.sp.senai.br.