Araçatuba recebe o Road Show da Jornada de Transformação Digital

11/08/2023 - atualizado às 10:14 em 14/08/2023

Mais de 250 pessoas, entre empresários e autoridades da região, foram conhecer o maior programa de digitalização de indústrias de São Paulo

 

O Road Show da Jornada de Transformação Digital, evento itinerante para apresentação do maior programa de digitalização de indústrias do estado de São Paulo, chegou até a cidade de Araçatuba, no dia 10 de agosto. O encontro reuniu cerca de 250 pessoas, entre empresários, lideranças e autoridades da região, que aprenderam, com as experiências de quem já participou da Jornada, como funciona o programa e quais são os possíveis resultados.

A Jornada de Transformação Digital é a iniciativa da FIESP, CIESP, SENAI-SP e Sebrae-SP, que oferece treinamentos e consultorias, com foco nas micro, pequenas e médias empresas (MPEs), para que possam modernizar e automatizar seus processos de produção. A participação é gratuita para aquelas que têm faturamento de até R$ 8 milhões ao ano.

Rafael Cervone, presidente do Ciesp e vice-presidente da Fiesp, destaca que a Jornada, sobretudo, permitirá às indústrias manterem-se competitivas. “É importante entendermos que quando a indústria melhora sua competitividade, o país também se torna mais competitivo”, ressalta. Ele contextualiza a importância da Jornada de Transformação Digital para Araçatuba, São José do Rio Preto e região. “Já temos quase 900 indústrias participando do nosso programa, e engajadas em diferentes etapas”, completa.

A atuação da indústria dos 81 municípios que compõem essa região tem foco em três principais áreas: Metalmecânica, Vestuário e Calçadista, Madeira e Mobiliário.

Segundo o professor Luciano Coutinho, a proposta é ajudar as pequenas empresas a racionalizarem seus processos e assim crescerem e aumentarem a produtividade. “O estágio inicial de toda essa Jornada está no que chamamos de manufatura enxuta ou produção eficiente. Ou seja, corrigir os processos mal organizados, desde o layout até o uso dos insumos e de energia, para depois buscar uma automação e uma digitalização avançada”, explica.

Ricardo Terra, diretor regional do SENAI-SP, explica que o programa visa atender 40 mil indústrias, em quatro anos, e já conta com a participação de cerca de 13 mil estabelecimentos industriais, que tiveram um aumento médio de 40% na produtividade. “É o momento de rever a estratégia e os modelos operacionais. O mercado está pressionando para a digitalização das indústrias, principalmente após a pandemia, em que os hábitos de consumo online se fortaleceram”, completa Terra.

Segundo Fausto Vinícius Lulio, consultor especialista do Sebrae-SP, a Jornada de Transformação Digital promove uma visão 360 graus da empresa. “O Sebrae-SP e SENAI-SP unem forças para promover a transformação digital como um caminho de longo prazo, a começar pela mudança de cultura nas empresas”, discorre.

Luiz Antônio dos Santos Pinto, Diretor Regional do Ciesp Alta Noroeste (Araçatuba), reforça que a região era carente de treinamento, capacitação e desenvolvimento, e o evento Road Show chega com grande valor para o futuro do local. “A Jornada é fundamental para engajar os industriais nessa transformação e desenvolver as empresas, principalmente as micro e pequenas da região, para que melhorem sua competitividade, seus processos e lucratividade”, explica.

Thiago Mardo, gerente do setor de negócios privados da Desenvolve SP, explica que os empresários contam ainda com uma linha de financiamento muito mais vantajosa dentro da Jornada. “Em uma das etapas, o SENAI-SP pode identificar e sugerir possíveis investimentos para a empresa, como a troca de equipamentos e melhorias em serviços. A Desenvolve-SP entra na parte do financiamento aos projetos, que por envolverem a modernização nas indústrias, justificam a oferta de uma taxa menor aos empresários, além de uma dinâmica mais rápida a partir de um crédito digital, com todo o respaldo do SENAI-SP”.

O Road Show conta ainda com a presença dos empresários cujas indústrias já participaram na Jornada. Reduzir desperdícios, otimizar os processos e aumentar a produtividade foram os motivos que levaram a Lu Enfeites procurar o SENAI-SP. “Os resultados observados mais impactantes foram 67% de redução na movimentação e no fluxo produtivo, que refletiu em 65% no aumento da produtividade e 80% no ganho no faturamento”, comemora a empresária Luciana Peres.

A Fiveltec Indústria de Metais buscou o SENAI-SP para reduzir o excesso de retrabalho e os atrasos nas entregas. A empresa fabrica componentes para calçados e confecções e obteve 85% ganho de qualidade no processo e 92% ganho no prazo de entrega. “A empresa teve uma melhoria, em âmbito geral, na questão da liderança e no envolvimento das pessoas nos processos de trabalho. Consequentemente, isso reduziu o nosso retrabalho”, destaca o empresário Alexandre Gato.

Escola Móvel do SENAI-SP no Road Show  

Durante o evento, os empresários puderam visitar as instalações da Escola Móvel de Eficiência Energética do SENAI-SP. Ela possibilita a realização de atividades teóricas e práticas em cursos relacionados ao uso consciente da energia, modalidades de contratação e tecnologias mais eficientes para o processo produtivo industrial, tais como: sistemas motrizes, refrigeração, ar comprimido, iluminação, aquecimento entre outros.

Sua estrutura conta com um laboratório capaz de comparar as diferentes tecnologias, a partir de medições elétricas, mecânicas e térmicas, evidenciando de forma clara e objetiva onde estão as maiores oportunidades de eficiência energética na indústria. A unidade vai formar profissionais para atuarem nas áreas de Eficiência Energética, Gestão de Energia e Manutenção Industrial.

Este foi o 14º de uma série de encontros do Road Show da Jornada de Transformação Digital. As próximas paradas, assim como depoimentos de participantes, detalhes do programa e como participar, estão no site: jornadadigital.sp.senai.br.