Bauru recebe o Road Show da Jornada de Transformação Digital

06/06/2023 - atualizado às 09:04 em 07/06/2023

O evento reuniu empresários, lideranças e autoridades da região para apresentar o maior programa de digitalização de indústrias de São Paulo  

A cidade de Bauru recebeu, no dia 2 de junho, o Road Show da Jornada de Transformação Digital, evento itinerante de apresentação do maior programa de digitalização de indústrias do estado de São Paulo. O encontro reuniu cerca de 360 empresários, lideranças e autoridades da região que aprenderam, com as experiências de empresários que já participaram da Jornada, como funciona e quais são os possíveis resultados do programa.  

A Jornada - uma iniciativa da FIESP, CIESP, SENAI-SP e Sebrae-SP - oferece treinamentos e consultorias, com foco nas micro, pequenas e médias empresas (MPEs), para que possam modernizar e automatizar seus processos de produção. A participação é gratuita para aquelas que têm faturamento de até R$ 8 milhões ao ano.    

Rafael Cervone, presidente do Ciesp e vice-presidente da Fiesp, destaca a necessidade de apoiar as micro, pequenas e médias indústrias na digitalização dos processos. “Nós temos 53 mil empresas, no estado de São Paulo, das quais quase 49 mil (92%) são MPEs, que precisamos ajudar ainda mais. Até porque isso reflete em toda a cadeia produtiva, deixando todos mais competitivos”, pontua.   

A importância de apoiar as MPEs, atualmente, é reforçada por Ricardo Terra, diretor regional do SENAI-SP: “é o momento de rever a estratégia e os modelos operacionais. O mercado está pressionando para a digitalização das indústrias, principalmente após a pandemia, em que os hábitos de consumo online se fortaleceram”, destaca Terra.     

Segundo o professor Luciano Coutinho, a jornada traz esse nome, pois há um processo a ser seguido. “A Jornada de Transformação Digital começa com a racionalização da Manufatura Enxuta. Os consultores fazem um relato interno das máquinas, de todo o processo de produção. Após implantação, há novos estudos, comparação e acompanhamento. O resultado é de altíssimo retorno, pois os investimentos são baixos. O objetivo é ter aumento de produtividade”, conta.    

Para Gino Paulucci, diretor titular do Ciesp Bauru, a Jornada é muito importante para que os empresários conheçam suas indústrias, seus processos e saibam como trazer mais eficiência, ganhos e produtividade. “A coisa mais importante que nós temos, hoje, na era digital, é a informação. Nesse sentido, as mais importantes são as que estão do portão para dentro da sua fábrica. É preciso conhecer e ir se orientando. A Jornada faz com que você tenha esse conhecimento”, relata.    

Bernardo Ignarra, gestor estadual de projetos setoriais do SEBRAE-SP, traz a união das instituições como um dos diferenciais positivos da Jornada para o empresário. Alexandre Scarlassara, proprietário da indústria Pedro II, que obteve 69,88% de aumento de OEE (Eficiência Global dos Equipamentos), concorda e reforça que “o resultado de sucesso se deve à excelência dos consultores do SENAI-SP e do Sebrae-SP, também dos colaboradores que abraçaram a ideia. Foi uma soma de forças”.   

O road show conta com ainda com a presença de grandes empresas, que relatam a importância da digitalização para toda a cadeia produtiva. “Nós não temos como ser competitivos, no Brasil, se os nossos parceiros não forem também. Hoje, a maior parcela do custo do nosso produto vem das micro, pequenas e médias indústrias. Mesmo sendo uma multinacional, para nos mantermos no jogo, a gente precisa que a cadeia local nos acompanhe nessa jornada. Já estamos há 15 anos buscando reduzir o tempo de processo e a eficiência tem de aumentar – pelo menos – 10% ao ano”, relata Ricardo Bevilacqua, head de compras e supply chain na Volvo Construction Equipment Latin America.    

A Jornada de Transformação Digital é composta por oito etapas: diagnóstico, estratégia, otimização de processos, mapeamento, automação, digitalização, integração e indústria inteligente. Já são mais de 11 mil indústrias participantes, em pelo menos uma das etapas. A meta é atender 40 mil empresas nos próximos quatro anos.  

 

Escola Móvel do SENAI-SP no Road Show  

Bauru recebeu a Escola Móvel de Conectividade que pôde demonstrar, na prática, casos de uso e aplicações da tecnologia viabilizados pela conectividade, principalmente o 5G.    

Este foi o 12º de uma série de encontros do Road Show da Jornada de Transformação Digital. As próximas paradas, assim como depoimentos de participantes, detalhes do programa e como participar, estão no site: jornadadigital.sp.senai.br.