Botucatu sedia Road Show da Jornada de Transformação Digital

01/07/2022 - atualizado às 09:55 em 04/07/2022

O segundo evento, no interior, para apresentar o maior programa de digitalização de micro, pequenas e médias indústrias do Estado, reuniu empresários, lideranças e autoridades da região

 

A Jornada de Transformação Digital, realizada pela parceria da FIESP, do SENAI-SP e do Sebrae-SP, chegou até Botucatu, em seu segundo encontro no interior, reunindo empresários, lideranças e autoridades da região.  A apresentação aconteceu no dia 1º de julho, na unidade do SENAI-SP local, e demonstrou para o público presente como está sendo realizado o maior programa de digitalização, voltado para micro, pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo.

A Jornada é 100% gratuita para indústrias com faturamento de até R$ 8 milhões anuais. Por meio do programa, as empresas recebem assessoria em estratégia e gestão sem nenhum custo, revê modelos operacionais, aplica novas tecnologias o que resulta em aumento de produtividade.

“A Fiesp, o Ciesp, o SENAI-SP e o Sebrae-SP uniram forças para estar ao seu lado nessa Jornada, porque a transformação é digital, mas o desafio é real. A Jornada de Transformação Digital foi elaborada com muito cuidado para ajudar vocês, empresários, a melhorar sua produtividade. Basta escutar os colegas, líderes de indústrias, que fizeram o projeto piloto e ganharam até 50% de produtividade”, destacou Rafael Cervone, presidente do Ciesp e vice-presidente da Fiesp, em sua fala de abertura do evento.

Eduardo Nascimento de Jesus, gerente regional do escritório do Sebrae-SP de Botucatu, pontuou que a entidade atende as micro e pequenas empresas, mas a Jornada vai além e atende as médias também. “Apenas para se ter ideia da oportunidade, fizemos uma segmentação e, na região, existem 4.500 indústrias. Temos certeza de que com esse programa, podemos mostrar o que o Sebrae, o Ciesp, o SENAI-SP e a Fiesp podem fazer por essas empresas”, disse.

A Desenvolve SP é um dos parceiros do programa responsável pelo financiamento das empresas que participarem da Jornada. Segundo Ana Paula Shuay, superintendente de Negócios da Desenvolve SP, no ano de 2022, o planejamento estratégico da intuição está focando na parte de inovação das micros e pequenas empresas. “Nós entendemos que, agora, depois desse momento turbulento que as empresas passaram, elas precisam se transformar. E a transformação vem da inovação. Quem não se transformar, vai estagnar. Não tenham medo da mudança, não tenham medo do cenário. Esse programa é muito importante e vai mostrar para vocês o quanto a sua empresa, às vezes por mudança de um pequeno processo, pode ganhar em produtividade e uma evolução maior”, afirmou.

Para apresentar todos os oito passos da Jornada, Alexandre Saito, supervisor de Inovação do SENAI-SP destacou também vários números e pesquisas que embasaram o cenário mundial propício para digitalização. “As empresas devem rever e reiniciar sua visão, estratégia e modelos operacionais para atuar no cenário de transformação digital. De acordo com a pesquisa da KPMG “Enterprise Reeboot”, a pandemia acelerou 59% das empresas para digitalização e 64% precisaram combinar tecnologias habilitadoras”, ressaltou.

O lançamento em Botucatu, faz parte da série de encontros do Road Show da Jornada de Transformação Digital, em que o SENAI-SP e o CIESP vão percorrer várias cidades do interior de São Paulo. 

Escolas Móveis abertas para visitação

Uma unidade móvel customizada da Jornada foi aberta para visitação no SENAI de Botucatu, das 8h às 17h do dia 1º de julho, para que os empresários da região possam tirar dúvidas básicas e fazer sua inscrição, presencialmente, no programa.

Além disso, empresários, gestores e o público em geral também poderão visitar as Escolas Móveis de Conectividade 5G e Aviônicos, ambas também estarão no SENAI-SP, no mesmo período. 

A Unidade Móvel de Conectividade 5G apresenta as famílias de tecnologias relacionadas à comunicação digital no ambiente industrial, como Wi-Fi 6, teste de latência, capacidade de transmissão e aplicações em educação imersiva, incluindo o Metaverso.

Já na Unidade Móvel Aviônicos, que possui foco na eletrônica de aeronaves, é possível vivenciar um pouco da experiência por dentro das cabines, incluindo um cockpit (cabine de comando) completo de um avião, que conta com aparelhos, sistema de navegação, comunicação e controle de voo. 

Consultoria e treinamento

A Jornada de Transformação Digital é inédita, conta com oito etapas de consultoria e treinamento, e vai abranger empresas de todos os segmentos industriais com diferentes níveis de maturidade tecnológica. Além disso, é gratuita para indústrias com faturamento de até R$ 8 milhões/ano.

Para conhecer as oito etapas da transformação digital, acesse jornadadigital.sp.senai.br. Se você é empresário, descubra em qual etapa sua empresa está e como prosseguir na jornada. No site, já é possível fazer a inscrição para participar do programa. 

Jornada com resultados

Ter um aumento de até 50% em produtividade parece uma realidade distante para muitos empresários. No entanto, por meio da Jornada de Transformação Digital, algumas empresas já conseguiram essa realização, através de diagnóstico correto e mudanças técnicas, e ainda contam com acompanhamento para evoluírem nas mudanças. 

Durante o lançamento da Jornada de Transformação Digital, em Botucatu, empresários que já participaram do programa, se reuniram com as lideranças presentes para falar sobre suas experiências.

Para conhecer alguns cases de indústrias que já participaram de algumas das etapas da Jornada de Transformação Digital, acesse jornadadigital.sp.senai.br.