Carlos Eduardo Moreira Ferreira

02/05/2022 - atualizado às 14:20 em 03/05/2022

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Carlos Eduardo Moreira Ferreira, Presidente Emérito da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp). Moreira Ferreira dedicou valiosos anos à causa da indústria, a partir de 1980, em postos relevantes nas entidades até ser eleito presidente, cargo que também ocupou na Confederação Nacional da Indústria (CNI) – eleito em 1999, quando também se tornou deputado federal por São Paulo.

Moreira Ferreira exerceu dois mandatos como presidente da Fiesp e do Ciesp (1992-1998) e comandou, com segurança e firmeza, as entidades num momento muito desafiador para o Brasil com o impeachment do presidente Fernando Collor, hiperinflação, sobrevalorização do real, juros muito elevados e abertura do mercado brasileiro. Defendeu bandeiras importantes, como a quebra de monopólios estatais e reformas estruturais (administrativa, previdenciária e tributária).

Sua gestão foi marcada por um olhar social, nela foi lançado um ambicioso programa de educação a distância do Sesi-SP e do Senai-SP, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e transmitido pela TV. Voltado à formação básica e ao ensino profissionalizante, o programa teve amplitude nacional. Moreira Ferreira deixa um efetivo legado para a indústria e para o Brasil, será uma eterna referência como líder setorial.

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp)

 

Arquivo Fiesp