Compliance Digital é tema de nova trilha de cursos online

23/06/2025 - atualizado às 16:23 em 23/06/2025

LGPD, Incidentes Cibernéticos, Ética na IA e Privacidade são as temáticas dos cursos livres gratuitos e a distância com 4h de duração/cada

Segurança jurídica, tecnológica e reputacional das organizações. O Compliance Digital está relacionado à adesão às leis, normas e aos regulamentos internos de uma empresa. Esse pilar assume uma função ainda mais estratégica: analisar riscos, adotar medidas preventivas e garantir a conformidade com as leis aplicáveis ao uso de tecnologias e dados.

Para atender à demanda da indústria, o SENAI-SP lança a trilha de aprendizado do Compliance Digital, que inclui a oferta dos seguintes cursos online gratuitos com 4h de duração/cada:

  • Ética na Inteligência Artificial: esta formação desenvolve competências voltadas ao reconhecimento da importância da ética no uso e desenvolvimento da IA, com foco na identificação de seus pilares fundamentais, dos desafios enfrentados e das oportunidades futuras.

 

  • Prevenção e Reação aos Incidentes Cibernéticos: o curso apresenta os principais conceitos de segurança cibernética, tipos de ataques, medidas de prevenção (organizacionais, tecnológicas, educativas e de gestão de risco) e ações eficazes de resposta a crises virtuais.

 

  • Regulamentação da LGPD e Atuação da ANPD: o aluno aprende as funções da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), entende a regulamentação da LGPD e desenvolve pensamento analítico para atuar com proteção de dados na indústria.

 

  • Privacidade e Proteção de Dados (LGPD): é uma oportunidade essencial para quem deseja se atualizar sobre os impactos legais e operacionais da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), que aborda o tratamento de dados pessoais em ambientes físicos e digitais, com foco na preservação da privacidade e da reputação das organizações, que incluir as boas práticas de governança e as sanções previstas em casos de incidentes.

 

 

Benefícios do Compliance Digital

A elaboração de uma política de conformidade digital vai além dos códigos de conduta, deve ser revisada periodicamente e integrada à estratégia da empresa, que envolve ações práticas de gestão, fiscalização e revisão constante.

Investir em compliance digital gera resultados concretos, como: redução de riscos jurídicos e financeiros, fortalecimento da imagem institucional, ambiente tecnológico mais seguro e eficiente, relacionamentos mais transparentes com fornecedores, clientes e autoridades reguladoras.

No Brasil, para embasar essa conformidade digital, as empresas adotam estratégias de promoção de ambiente digital mais seguro, ético e competitivo baseadas em diretrizes legais como o Marco Civil da Internet, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Código de Defesa do Consumidor.

Cenário

Em 2024, 65% das empresas brasileiras possuem um setor de compliance, um aumento significativo em relação aos 40% registrados em 2015. A área apresenta avanços e melhorias na atuação dentro das empresas, já que o nível de maturidade subiu de 3,07 em 2021 para 3,09 em 2024, em uma escala de 1 a 5. Os dados são da KPMG, rede global de consultoria e auditoria, e da International Data Corporation (IDC) Brasil.

Com relação à automação das empresas, no Brasil, 71% das companhias utilizam ferramentas automatizadas para implementar e gerenciar seus programas de compliance. Para fortalecer essa cultura, as organizações investem em treinamentos com foco em temas como código de ética e conduta que teve alcance de 82% dos colaboradores.

SAIBA MAIS