Desafio de Ideias ON mobiliza 1,8 mil estudantes do SENAI-SP em busca de soluções para a indústria
26/11/2025 - atualizado às 09:31 em 27/11/2025
Com metodologia baseada em projetos reais, SENAI-SP aproxima educação e indústria em uma experiência de inovação aberta
O SENAI-SP realizou, no último dia 13, o Pitch Day do Desafio de Ideias ON, marcando o encerramento da primeira edição online do tradicional desafio da instituição, ação que estimula a criatividade e o pensamento inovador de alunos diante de desafios reais da indústria. A iniciativa faz parte da proposta educacional do SENAI-SP de aproximar o aprendizado das situações reais do mercado, desenvolvendo competências práticas e comportamentais alinhadas às necessidades da indústria.
A edição digital envolveu 1.856 alunos, organizados em 416 equipes, com o apoio de 192 mentores e a participação de 53 escolas SENAI-SP. Ao todo, foram apresentadas 361 soluções nas fases classificatórias online, desenvolvidas por estudantes de Cursos Técnicos e de Aprendizagem Industrial, nos eixos Inteligência Artificial e Sustentabilidade.
As equipes finalistas apresentaram suas propostas diante de especialistas do SENAI-SP e representantes das empresas parceiras Braskem, Grupo Energia e Toyota, que atuaram como mentoras durante o desenvolvimento dos projetos.
A iniciativa reflete a metodologia educacional do SENAI-SP baseada no método Design Sprint. “Essa abordagem aproxima o aluno das realidades do mercado de trabalho, estimula a resolução de problemas e o trabalho em equipe, e desenvolve competências técnicas e comportamentais essenciais para sua atuação na indústria”, destaca Guilherme Dias, supervisor de Inovação e Desenvolvimento Educacional do SENAI-SP.
Desafios e soluções premiadas
A proposta da Braskem convidou os alunos a utilizarem ferramentas de Inteligência Artificial para criar um sistema capaz de conectar competências aprendidas em programas de qualificação profissional a oportunidades de emprego e renda. A solução vencedora, Vaga Certa, apresentou exatamente essa aplicação: um chatbot inteligente que cria currículos automaticamente e envia candidatos para vagas compatíveis com seu perfil.
“Participar do Desafio de Ideias foi uma experiência gratificante, principalmente por conseguir colocar em prática todo o ensinamento do Curso Técnico e ver que a nossa ideia poderia ser uma solução real para a empresa”, afirma Lucas Silva Gajardoni, aluno integrante da equipe vencedora.
Para a empresa, a troca com os alunos reforçou o potencial da parceria: “Recebemos o convite do SENAI-SP e nos encantamos com a ideia de receber propostas de alunos do estado inteiro. Tínhamos certeza de que muitas contribuições positivas poderiam surgir, e de fato encontramos uma ideia aplicável, que ajudou nosso projeto. Às vezes ficamos dentro da bolha da empresa e não enxergamos as oportunidades e novidades e, com eles, tivemos acesso a essas inovações”, destaca Thais Rodrigues, Coordenadora de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.

O Grupo Energia propôs um desafio orientado à eficiência energética, com foco na redução do consumo em sistemas críticos e eletrointensivos. A solução vencedora, SYM-BESS, apresentou um sistema inteligente que converte calor residual em eletricidade e otimiza o uso compartilhado de energia por meio de IA e baterias centralizadas.
“O maior desafio foi recalcular a rota no meio do caminho, mas as mentorias nos ajudaram muito a alinhar a solução. Com certeza essa experiência vai contribuir para a nossa carreira”, relata Ryan Cristian Sousa Campos, aluno vencedor.
“Foi surpreendente ver os alunos encarando um problema complexo com tanta determinação - eles fizeram perguntas técnicas e foram a fundo no assunto. As soluções apresentadas foram inteligentes, sustentáveis e aplicáveis ao nosso trabalho. Esse tipo de iniciativa é fundamental para aproximar os estudantes da realidade da indústria”, avalia Tatiana Pagotto Yoshida, Coordenadora de Inovação e Tecnologia do Grupo Energia.

A Toyota provocou os estudantes a pensarem em formas de oferecer mobilidade a partir da circularidade de resíduos, unindo sustentabilidade e inovação social. A solução vencedora, Composto Kaizen, desenvolveu um pellet feito à base de resíduos plásticos que pode ser aplicado em novos modelos de negócio dentro da lógica de economia circular.
“Essa experiência com certeza vai contribuir para a nossa carreira, porque pensar fora da caixa e colocar um projeto em prática faz toda a diferença para o nosso desenvolvimento profissional”, relata Lara Maria Grou Rondolfo, aluna vencedora.
Na visão da empresa, a troca com os estudantes trouxe novas perspectivas. “A Toyota tem uma relação próxima com entidades acadêmicas, e vimos neste desafio uma oportunidade importante para aproximar as problemáticas do nosso dia a dia da parte acadêmica. Como mentora, fiquei muito surpresa com a complexidade das perguntas e com o envolvimento dos alunos. Acredito que esse é o tipo de atividade que contribui para a carreira profissional dos alunos”, completa Luana Cardoso, Engenheira de Sustentabilidade da Toyota.

Além do contato direto com representantes das empresas e especialistas do SENAI-SP, as equipes vencedoras receberam medalhas, troféus e certificados - um reconhecimento ao desempenho e à criatividade dos alunos, e um reflexo da integração entre educação, mercado e inovação.