Diplomatas brasileiros visitam o SENAI-SP para conhecer mais sobre o trabalho e as iniciativas da instituição

19/05/2023 - atualizado às 18:23 em 19/05/2023

O SENAI-SP recebeu diplomatas do Itamaraty e Instituto Rio Branco, de Brasília, no último dia 15, na escola de Jacareí. O evento contou com uma apresentação de Osvaldo Lahoz Maia, assessor da Diretoria Regional, sobre a instituição e um panorama das ações e das estratégias que estão norteando a indústria paulista.

A visita faz parte do programa “Conhecendo a Indústria”, liderado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para aproximar os órgãos públicos das redes SESI, SENAI e do cenário industrial brasileiro. Anna Henriquetta Peres Toscano, assessora da Diretoria de Relações Institucionais da CNI que acompanhou o grupo de 49 diplomatas, ressalta que o objetivo do encontro foi apresentar como a indústria funciona na prática, o chão de fábrica de diferentes portes e setores. “O intuito é que possam conhecer quais são as ações e linhas de atuação do SENAI e do SESI. São vocês, diplomatas, que irão influenciar as políticas públicas, no exterior, que impactam diretamente aqui na indústria, e no SESI e no SENAI”, pontua.

A assessora conta que, hoje, o SENAI ocupa o terceiro lugar como a melhor educação profissional do mundo e conta uma grande rede de Institutos de Tecnologia e Inovação, que apoia em serviços para a indústria. “Somos reconhecidos internacionalmente, temos muito orgulho disso, não só por formar e qualificar, mas por sermos agentes de transformação de vidas, do aluno e da família toda. Recebemos muitos depoimentos de alunos que se capacitam, progridem, fazem carreira e têm a possibilidade de mudar toda uma geração”, comemora Anna.

Osvaldo Maia trouxe uma visão institucional macro sobre o SENAI-SP, a cadeia de valor envolvida e as ações que estão norteando a estratégia da indústria estadual. “Temos três grandes pilares de desenvolvimento no SENAI-SP: competitividade, através da Jornada de Transformação Digital, a descarbonização, por meio de um programa estruturante para indústria; ambos com o apoio da Fiesp, sendo que a Jornada conta também com parceria do Ciesp e Sebrae. E o terceiro pilar é a neoindustrialização ou a reindustrialização, com foco em cadeias críticas e globais”, conta o assessor da Diretoria Regional.

No encerramento da visita, Paloma Costa agradeceu em nome dos diplomatas presentes: “é uma honra estarmos aqui, como representantes do Itamaraty e do Instituto Rio Branco; também é um aprendizado riquíssimo para nossa carreira ter esse contato com o SENAI-SP”.

Paloma conta que seus pais sempre contaram com o apoio no SENAI, para apoio de serviço para indústria e aprendizado. Minha mãe fez muitos cursos no SENAI e meu irmão estudou no SESI e, hoje, ele trabalha com machine learning, um dos empregos do futuro.

“Acho que parte do nosso serviço, no exterior, é fomentar o desenvolvimento da indústria e do País. É importantíssimo termos contato com essas instituições que trabalham diretamente não só com a qualificação profissional, mas com o fomento das micro, pequenas e médias indústrias, que é a nossa realidade. Sempre que a gente entra mesmo na prática, a gente consegue tangibilizar ainda mais nossa defesa de instituições, como o SENAI, lá fora”, finaliza Paloma.