Equipe do SESI-SP e SENAI-SP conquistam quatro prêmios de uma das principais competições de robótica do mundo
30/03/2022 - atualizado às 16:26 em 30/03/2022
É hora de celebrar! Alunos do SESI-SP e SENAI-SP conquistam quatro prêmios de uma das principais competições de robótica do mundo, a FIRST Robotic Competition (FRC), que aconteceu nos Estados Unidos, de 17 a 23 de março, em São Francisco e Nova York; e é voltada para alunos do Ensino Médio.
A última conquista aconteceu no último dia 23, quando a equipe SESI SENAI Octopus de Bauru encerrou a participação na temporada Rapid React recebendo o prêmio Entrepreneurship Award. O prêmio celebra o espírito empreendedor e reconhece um time que desenvolveu um compreensível plano de negócio, demonstrando as habilidades vitais de planejamento e negócios para garantir um programa autossustentável.
“Esse foi um prêmio muito importante para nós, pois demonstra que os desafios de competir em outro país foram superados por conta do nosso planejamento e ao apoio dos nossos patrocinadores, principalmente o SESI-SP e o SENAI-SP”, comemora Gustavo Augusto Sessilio da Silva, 17 anos, aluno das instituições, em Bauru.
Ana Clara Schreiter Oliveira Vale, 16 anos, aluna do SESI-SP SENAI-SP Bauru da equipe Octopus, afirma que participar de uma competição de robótica é muito mais do que construir robôs: “é fazer novas amizades, aprimorar habilidades interpessoais - como trabalho em equipe-, tomar decisões importantes, desenvolver liderança e ainda ser o protagonista do nosso futuro. Graças ao SESI-SP e ao SENAI-SP tive também a oportunidade de conhecer outras culturas e de trocar experiências com outras equipes. Foram os melhores momentos da minha vida, com toda certeza”.
Em São Francisco, na Califórnia, foi realizada uma fase da disputa, entre os dias 17 e 20 de março, e uma das premiações foi o Team Spirit Award, reconheceu o trabalho em equipe executado pelo time Robonáticos, formado por alunos do SESI-SP e SENAI-SP do Ipiranga e Brás (capital paulista). “É um título que celebra o espírito da equipe, ou seja, a atitude e a originalidade, o entusiasmo em ajudar os demais times e interagir, as parcerias que construímos. Tudo isso aplicado tanto na competição como em tudo o que fazemos na escola, na comunidade”, explicou a aluna Rayssa Squerdo Besse, integrante do time vencedor.
Educador e aluno de Jundiaí conquistaram prêmios individuais
Aluno do Sesi e Senai de Jundiaí, Bruno Zomignani Perciani, venceu a categoria Dean's List por demonstrar valores como liderança e inovação durante participação na competição. “Estou feliz pelo reconhecimento por algo que amo tanto, e por representar meu País em um evento internacional desse nível. Agradeço minha família, amigos, parceiros do time de robótica Megazord e mentores por todo o apoio, sem eles, nada disso seria possível. E ao SESI-SP e SENAI-SP por me inspirarem e apoiarem nessa jornada, assim como incentivam outros milhares de alunos a seguirem seus sonhos”, destaca.
Por treinar e inspirar jovens utilizando habilidades STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), Rafael Capovila, orientador de educação digital no Sesi e mentor da equipe de robótica de Jundiaí, ganhou o prêmio “Woodie Flowers Finalist Award”. “Esse prêmio me motiva a continuar inspirando jovens e crianças ao redor do mundo a descobrirem seus próprios potenciais e a seguirem seus sonhos!”, declarou o treinador da equipe Megazord.
FIRST Robotic Competition
A FIRST Robotics Competition (FRC) é a mais complexa entre as competições de robótica da Fundação FIRST ("For Inspiration and Recognition of Science and Technology"). Ao combinar esporte, ciência e tecnologia, desafia alunos de 14 a 18 anos, estudantes do ensino médio, a construir e programar robôs de grande porte, que chegam a 54 kg e 1,5 metro de altura, e realizam tarefas na arena.