Escola Móvel do SENAI-SP leva conscientização sobre Economia Circular para todo Estado
20/12/2024 - atualizado às 18:01 em 20/12/2024
A unidade sobre rodas já percorreu quatro das 31 cidades de São Paulo; o objetivo é conscientizar a população sobre a urgência de modificar o modo atual de produção e consumo
A indústria, através do SENAI-SP, está levando conceitos de circularidade da economia para a sociedade paulista. Por meio do Road Show de Economia Circular, a população recebe conscientização sobre a importância de adotar práticas sustentáveis.
Uma Escola Móvel especializada no tema está percorrendo o Estado de São Paulo, desde 28 de novembro, e já passou por quatro cidades: Bauru, Pompéia, Presidente Prudente e Ourinhos. A unidade vai percorrer 31 regiões do estado e concluir o circuito na 9ª edição do Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF), previsto para 13 a 16 de maio do próximo ano.
A Escola Móvel oferece aos visitantes uma aula interativa de experiência imersiva, que dura 15 minutos, e trata dos benefícios da Economia Circular, que incluem otimização dos recursos, redução da extração de matérias-primas e aumento dos processos de reutilização, reparação e reciclagem. A entrada é gratuita.
“O objetivo do Roadshow de Economia Circular é promover capacitação, treinamento e a disseminação de conhecimento sobre o tema, alcançando um público amplo. Este evento oferece uma oportunidade única para fortalecer a colaboração global e envolver empresas no desenvolvimento de um futuro sustentável pautado pela Economia Circular, um conceito cada vez mais relevante e imprescindível nos dias atuais.”, explica Getúlio Rocha Júnior, gerente de Infraestrutura e Suprimentos do SENAI-SP.
A próxima cidade contemplada será Lençóis Paulista, em janeiro de 2025.
Conceito
A Economia Circular aborda uma estratégia de sustentabilidade que tem o objetivo de manter os recursos naturais extraídos da natureza em uso pelo maior tempo, ao maior valor e com maior utilidade possível. Segundo Getúlio, o diferencial é propor uma mudança de mentalidade, repensar produtos e serviços desde o projeto e revisar modelos de negócio.
“Na área de Educação do SENAI-SP, destacamos o curso autoinstrucional gratuito, que já formou quase 130 mil pessoas, e o desenvolvimento de uma pós-graduação em Economia Circular, em parceria com a indústria”, destaca o gerente.
Getúlio ainda completa que o SENAI-SP promove ações sobre o tema há mais de quatro anos. “Entre os destaques, estão as parcerias estratégicas com empresas como Gerdau, Green Reciclagem, Green Eletron e Sandvik, além de projetos conduzidos pelos Institutos SENAI de Inovação em Materiais Avançados, Manufatura Avançada e Microfabricação, e Biotecnologia”, esclarece.
Parceria
Este projeto é realizado em parceria com a Scania, que disponibilizou um caminhão movido a biocombustível, contribuindo para a redução das emissões de carbono durante as visitas programadas pelo SENAI em todo o estado paulista.
Saiba mais: economiacircular.fiesp.com.br/wcef-2025