Escolas Móveis do SENAI-SP completam 50 anos percorrendo o estado com formação profissional e tecnologias de ponta

24/10/2023 - atualizado às 16:35 em 10/01/2024

Já são 78 unidades itinerantes, que garantem a qualidade de ensino do SENAI-SP para alunos e empresas em qualquer município de São Paulo

 

As Escolas Móveis do SENAI-SP atuam como laboratórios tecnológicos sobre rodas. Por meio de 78 unidades itinerantes, a rede oferta cursos de formação profissional e sob medida para alunos e empresas em todo o estado de São Paulo, complementando as 92 unidades fixas e levando educação e tecnologia às cidades que não têm uma escola SENAI na região. 

Conforme explica Osvaldo Lahoz Maia, assessor da Diretoria Regional do SENAI-SP, a unidade móvel é uma inovação elaborada pelo SENAI que se tornou – inclusive - modelo para outros países. “A proposta da Escola Móvel é deslocar competência, professores e laboratórios até cidades onde você não tem uma unidade fixa do SENAI-SP. Temos Escolas Móveis que cobrem campos do conhecimento de Mecânica a Diesel, treinamentos em áreas como Alimentos, Têxtil, Eletroeletrônica, mas também áreas de fronteira, como Nanotecnologia, Indústria 4.0, Conectividade e Energias Sustentáveis, temas que vão ao encontro do que é preciso em termos de desenvolvimento”, destaca. 

Em 2023, as Escolas Móveis completaram 50 anos. Além de fortalecer a indústria, através do desenvolvimento de competências, tecnologias e formação profissional com flexibilidade e atendimentos customizados, desde 1973, elas garantem que a estrutura e a qualidade da educação do SENAI-SP possam chegar a cidades mais remotas, comunidades e empresas situadas em qualquer município do estado de São Paulo. Em média, elas proporcionam um total de 500 mil horas de formação e 7 mil matrículas aos alunos todos os anos. 

Confira o vídeo abaixo e conheça - de perto – as nossas unidades móveis.

 

 

Tecnologia de ponta nas principais áreas industriais 

Ao todo, as Escolas Móveis atuam em 18 áreas tecnológicas da indústria: Aeronáutica, Alimentos e Bebidas, Automação, Automotiva, Celulose e Papel, Construção Civil, Couro e Calçados, Eletroeletrônica, Energias Renováveis, Gráfica e Editorial, Instrumentação, Metalmecânica, Química, Refrigeração e Climatização, Saúde e Segurança do Trabalho, Telecomunicações, Têxtil e Vestuário e Tecnologia da Informação. 

Algumas dessas áreas contemplam mais de uma tecnologia, como é o caso da Automotiva, por exemplo. Nesse caso, existem Escolas Móveis de Eletroeletrônica Veicular, Funilaria, Manutenção de Tratores, Pintura Automotiva e Industrial e até mesmo Simulação e Operação de Máquinas Florestais ou em Colhedoras de Cana. 

Já em áreas mais tecnológicas, destacam-se as Escolas Móveis de Indústria 4.0, Energias Renováveis e Conectividade e Nanotecnologia. Pela característica itinerante, as unidades também participam de diversos eventos na Grande São Paulo e no interior. 

Saiba mais sobre as tecnologias encontradas em cada uma delas:

 

Escola Móvel de Indústria 4.0 

Com o objetivo de agrupar uma série de conceitos tecnológicos convergentes, o SENAI-SP projetou e construiu a Escola Móvel de Indústria 4.0. As tecnologias habilitadoras são capazes de trazer profundas transformações na indústria moderna pela forma como passam a produzir, de forma a acarretar expressivos ganhos de competitividade. 

Quem visita a unidade pode vivenciar um pouco do que são as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, como Realidade Virtual, Internet das Coisas (IoT), Big Data, Computação em Nuvem, Segurança Cibernética, Digitalização (simulação digital), e Robótica Avançada. 

 

Escola Móvel de Energias Renováveis 

A unidade visa formar e treinar profissionais nas tecnologias mais importantes relacionadas às energias renováveis: solar, biomassa, eólica e hidrelétrica. Nela, é possível explorar o potencial da energia fotovoltaica baseada na energia solar – que existe em abundância praticamente em todo o território brasileiro –, bem como a energia eólica e suas aplicações. 

Os visitantes visualizam experiências e estudos de caso por meio de uma infraestrutura repleta de tecnologias como inversores, painéis fotovoltaicos, medidores de energia, turbinas eólicas e sistemas para gestão. A escola ainda oferece cursos de curta duração que ensinam técnicas de geração e utilização de energia que vão do projeto à instalação, além de aspectos fundamentais para a gestão do consumo consciente de energia, incluindo eficiência energética. 

 

Escola Móvel de Conectividade 5G 

Nas instalações dessa unidade, as pessoas experimentam, na prática, casos de usos e aplicações da tecnologia viabilizados pela conectividade, principalmente o 5G. É possível, por exemplo, explorar a Realidade Aumentada e o Metaverso, através de uma imersão em ambientes produzidos pelo SENAI-SP, como laboratórios das unidades SENAI de Informática e de Alimentos. 

Além disso, a escola apresenta famílias de tecnologias relacionadas à comunicação digital no ambiente industrial, como testes de latência, monitoramento e manutenção de equipamentos a distância e outras aplicações em educação imersiva, de maneira segura e remota. Entre os cursos oferecidos, estão opções como “Desvendando o 5G”, “Conectividade Industrial 5G”, “Instalação e Configuração de Redes Privadas”, “LTE/5G” e “Dimensionamento de Redes”.

 

Escola Móvel de Nanotecnologia 

Na unidade, os alunos aprendem os conceitos de nanociência e nanotecnologia, além de desenvolverem habilidades técnicas em microscopia e laboratoriais. Também adquirem habilidades cognitivas, pensamento crítico, autonomia e capacidade de trabalhar em grupo. 

A estrutura inclui equipamentos de alta tecnologia, como microscópio eletrônico de varredura, sistema de fabricação de dispositivos para nanolitografia, microscópio de força atômica e analisador de partículas.

 

Educação em parceria 

As unidades móveis do SENAI-SP também são facilitadoras de conhecimento para empresas parceiras. Por meio de estrutura personalizada e docentes preparados, a instituição consegue produzir cursos, treinamentos e capacitação de acordo com as necessidades das indústrias para atender seu público interno ou a comunidade em que se encontram.

Para mais informações, podem acessar o site www.sp.senai.br e entrar em contato com a unidade SENAI mais próxima.