Estudantes do UniSENAI SP vencem desafio SAE Brasil & Ballard
22/08/2025 - atualizado às 08:49 em 22/08/2025

Conquista reforça o compromisso do SENAI-SP como instituição que incentiva o aprendizado por meio de desafios da indústria, preparando profissionais para transformar conhecimento em soluções inovadoras
Alunos do Centro Universitário do SENAI-SP conquistaram o 1º lugar geral na etapa de projeto do Desafio SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge, entre as equipes estreantes, e se destacaram em um evento que reuniu mais de 1.500 estudantes de engenharia e tecnologia. A equipe foi premiada nas categorias Melhor Apresentação, Melhor Box, Melhor Diagrama de Propulsão e Melhor Pontuação Geral.
O evento, realizado de 30 de julho a 3 de agosto, em Piracicaba (SP), reuniu diversas instituições de ensino em um desafio de alta complexidade tecnológica: desenvolver veículos off-road elétricos, tipo baja, movidos a célula a combustível de hidrogênio, com máxima eficiência energética, viabilidade econômica e segurança. A iniciativa promove a aproximação entre estudantes e engenheiros experientes, promovendo a pesquisa aplicada, a tomada de decisão e a superação de obstáculos técnicos.
“Neste momento, em que países e indústrias buscam alternativas de fontes de energia limpa, a participação dos alunos do UniSENAI SP em desafios que envolvem tecnologia de ponta, estimula ainda mais nossos estudantes a buscar soluções inovadoras alinhadas às demandas da indústria”, destaca Durval Oliveira, diretor da unidade SENAI-SP Automotiva.
Composta por 20 integrantes, a equipe é formada por alunos do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Automotivos e Pós-graduação em Veículos Elétricos Híbridos. Eles participam do Projeto Integrador, iniciativa do Centro Universitário UniSENAI SP, que integra sua estratégia pedagógica ao propor desafios reais da indústria, nos quais os estudantes aplicam conhecimentos técnicos e teóricos para desenvolver soluções práticas e inovadoras.
Essa metodologia, presente em todas as graduações do UniSENAI SP, garante que conquistas como essa não sejam fatos isolados, mas sim o resultado esperado de um percurso acadêmico estruturado para formar profissionais capazes de transformar problemas complexos em soluções reconhecidas e valorizadas pelo setor produtivo.
“O processo de ensino ganha outra dimensão quando eles se veem diante de um desafio real como esse. Não é só decorar fórmula ou teoria, mas colocar a mão na massa, pensar fora da caixa, resolver problemas que surgem na hora e, principalmente, trabalhar em equipe. É ali que a teoria vira conhecimento de verdade e a gente vê o brilho nos olhos deles”, afirma Antônio Luiz Barbosa dos Santos, professor do SENAI-SP, orientador da equipe.
A aluna Guida Queiroz de Gouveia, também destacou a importância dessa experiência: “ter esse projeto no currículo é muito importante, pois é uma tecnologia inovadora e poucas pessoas têm conhecimento. Porém, além do ganho profissional, para mim foi incrível porque tive uma atuação relevante na equipe, me senti muito útil, o que me fez superar a minha própria versão do passado e aumentou a minha autoestima".
Com a vitória, o time segue para a fase de desenvolvimento do protótipo, já com os componentes de propulsão a hidrogênio, e se prepara para as provas dinâmicas em 2026. A expectativa é ampliar a participação de alunos de diferentes Campus do Centro Universitário SENAI-SP, fortalecendo a integração de áreas como energias limpas, eletrônica, tecnologia da informação, gestão de projetos e comunicação.
A conquista reforça o compromisso do SENAI-SP com a inovação, a sustentabilidade e a formação de profissionais preparados para liderar transformações na indústria, conectando conhecimento técnico, pesquisa aplicada e demandas reais do setor produtivo.