Faculdades de Tecnologia SENAI-SP abrem inscrições para vestibular

30/09/2022 - atualizado às 10:46 em 30/11/2022

São cerca de 1,2 mil vagas em 16 títulos de graduação tecnológica e um bacharelado; formação aproxima alunos da realidade industrial e prioriza contato com inovações

INSCREVA-SE

O SENAI-SP está com as inscrições abertas, a partir das 14h do dia 03 de outubro, para o processo seletivo de 17 cursos de graduação tecnológica e um bacharelado. No total, são 1.188 vagas em setores demandados pela indústria, como Alimentos e Bebidas, Automotiva, Eletroeletrônica e Eletrônica, Fabricação Mecânica, Gráfica, Mecânica, Metalurgia, Polímeros, Têxtil e Vestuário, além de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Logística.

Há oportunidades em dez cidades do Estado de São Paulo; são 17 unidades, sendo oito campi somente na capital paulista. Os outros estão nas cidades de: São Carlos, Campinas, Osasco, Guarulhos, Sorocaba, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Santos e Taubaté.

A formação de nível superior de tecnologia tem duração entre dois e três anos e, ao final, os alunos tornam-se tecnólogos, com habilidades e capacidades técnicas específicas para atuar na indústria. Exceto pelo bacharelado, em Engenharia de Controle e Automação, com duração de 5 anos, na unidade de São Caetano do Sul.

Para se inscrever, os candidatos têm até o dia 1º dezembro e é preciso ter concluído o Ensino Médio ou estar matriculado em curso que lhe permita concluí-lo até a data do início das aulas. O início das aulas está previsto para janeiro de 2023.

Para mais informações, acesse: faculdades.sp.senai.br.

Metodologia

A metodologia de ensino do SENAI-SP é voltada ao desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais priorizando a conexão com a indústria em um aprendizado que aproxima os alunos da realidade industrial. As atividades práticas acontecem em laboratórios de alta tecnologia, que reproduzem ambientes industriais com o que há de mais avançado no mundo. Assim, a partir também da integração com Institutos SENAI de Tecnologia e Inovação, promove-se um parque tecnológico de ponta.

A aproximação do mercado também se dá por meio de projetos acadêmicos com empresas parceiras no desenvolvimento de soluções para problemas reais. Há também a conexão com empresas internacionais que abre as portas para visitas técnicas e intercâmbios ao longo da formação.

Processo Seletivo

O processo seletivo se dará por prova em plataforma online, entre os dias 06 de outubro e 07 de dezembro, composta por uma redação e por 20 questões. O candidato poderá optar por utilizar a nota do ENEM (a partir de 2016) tanto para a redação, quanto para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A divulgação do resultado da primeira fase, bem como a convocação para a entrevista para avaliação de competências individuais, estará disponível no site do SENAI-SP e nas faculdades, a partir das 9h do dia 13 de dezembro. As entrevistas serão realizadas entre 14 e 23 de dezembro e a publicação dos resultados será a partir das 9h do dia 28.

Os períodos de matrículas serão nos dias 04, 05 e 06 de janeiro de 2023. No dia 09, será realizada a 2ª chamada e matrícula dos candidatos suplentes e, no dia 10, a 3ª chamada e matrículas.

O candidato poderá escolher, em ordem de prioridade de matrícula, até três opções de curso, desde que ofertados na mesma Faculdade.

 

Confira lista completa de cursos e onde são oferecidos:

· Produção de Vestuário: Faculdade Senai São Paulo – Campus Antoine Skaf – Brás.

· Design de Moda: Faculdade Senai São Paulo – Campus Antoine Skaf – Brás.

· Manutenção Industrial: Faculdade Senai São Paulo - Campus Roberto Simonsen – Brás.

· Gestão da Produção Industrial: Faculdade Senai São Paulo - Campus Roberto Simonsen – Brás.

· Alimentos: Faculdade Senai São Paulo – Campus Horácio Augusto da Silveira - Barra Funda.

· Automação Industrial: Faculdade Senai São Paulo - Campus Mariano Ferraz - Vila Leopoldina e Faculdade Senai de Tecnologia Mecatrônica (unidade vinculada de Santos).

· Eletrônica Industrial: Faculdade Senai São Paulo - Campus Anchieta - Vila Mariana.

· Sistemas Automotivos: Faculdade Senai São Paulo - Campus Conde José Vicente de Azevedo – Ipiranga.

· Produção Gráfica: Faculdade Senai São Paulo - Campus Theobaldo de Nigris – Mooca.

· Mecânica de Precisão: Faculdade Senai São Paulo - Campus Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle - Santo Amaro.

· Processos Metalúrgicos: Faculdade de Tecnologia Senai Nadir Dias Figueiredo (Osasco).

· Mecatrônica Industrial: Faculdade Senai de Tecnologia Mecatrônica (São Caetano do Sul); Faculdade de Tecnologia Senai Felix Guizard (Taubaté); Faculdade de Tecnologia Senai Gaspar Ricardo Júnior (Sorocaba); Faculdade de Tecnologia Senai Roberto Mange (Campinas) e Faculdade de Tecnologia Senai Antônio Adolpho Lobbe (São Carlos).

· Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Faculdade Senai de Tecnologia Mecatrônica (São Caetano do Sul); Faculdade de Tecnologia Senai Felix Guizard (Taubaté); Faculdade de Tecnologia Senai Gaspar Ricardo Júnior (Sorocaba); Faculdade de Tecnologia Senai Roberto Mange (Campinas).

· Fabricação Mecânica: Faculdade de Tecnologia Senai Roberto Mange (Campinas).

· Logística: Faculdade de Tecnologia Senai Mario Amato (São Bernardo do Campo); Faculdade Senai de Tecnologia Nadir Dias Figueiredo e Unidade Vinculada de Guarulhos.

· Polímeros: Faculdade de Tecnologia Senai Mario Amato (São Bernardo do Campo).

· Engenharia de Controle e Automação (bacharelado): Faculdade Senai de Tecnologia Mecatrônica (São Caetano do Sul).