Jornada de Transformação Digital chega à região de Limeira

07/12/2023 - atualizado às 14:58 em 07/12/2023

Programa é gratuito para indústria com faturamento de até 8mi e já tem mais de 15 mil estabelecimentos industriais inscritos

A região de Limeira recebeu nesta sexta-feira, 1/12, o Road Show da Jornada de Transformação Digital, evento itinerante para apresentação do maior programa de digitalização de indústrias do estado de São Paulo. O encontro foi realizado na escola SENAI Luiz Varga, para cerca de 240 empresários e autoridades da região.

Na ocasião, foram apresentadas as oito etapas da iniciativa, que oferece consultorias gratuitas do SENAI-SP e Sebrae-SP, para indústrias com faturamento de até 8mi. Os estabelecimentos industriais participantes têm obtido ganho significativo de produtividade redução do consumo de energia.

Mais de 15.200 mil empresas já se inscreveram no programa. 

Ganhos rápidos

Logo nas primeiras etapas, as empresas participantes podem se beneficiar com o programa. A manufatura enxuta, por exemplo, tem proporcionado ganhos de até 37,9%, enquanto a de eficiência energética mostrou aumento de 10,14% nos ganhos do desempenho energético global.

"Estamos fechando o ano em Limeira. A vinda a esta região é bastante estratégica. Uma indústria forte e pujante estimula a economia, cria empregos, traz inovação, sustentabilidade, descarbonização. São temas que estamos tratando na Jornada", disse Rafael Cervone, presidente do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), que esteve presencialmente na abertura do evento.

De acordo com ele ainda, as altas de produtividade e de eficiência energética têm feito a diferença na vida das empresas. "Elas mudam o mindset também, começam a crescer, ficam mais competitivas, começam a exportar. Então, é uma Jornada que leva a um final feliz", disse Cervone.

  

Luciano Coutinho, professor convidado da Unicamp e ex-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), que presta consultoria ao CIESP e à FIESP, explica que ao contemplar as micro, pequenas e médias empresas, a Jornada de Transformação Digital acaba beneficiando toda a cadeia.

"As micro e pequenas empresas, em geral, formam a base de fornecedores das cadeias mais longas. As grandes empresas dependem da qualidade dessa cadeia fornecedora para manter seus padrões e a eficiência do sistema todo. Nos modelos mais avançados de produção, há uma integração de ponta a ponta na cadeia produtiva, começando com os fornecedores. As pequenas empresas são fundamentais quando se olha a competitividade da indústria toda ou de um setor todo. O olhar precisa abranger a cadeia inteira. De acordo com ele, a interiorização do programa é importante porque o Estado de São Paulo tem uma indústria "espalhada", com polos em várias regiões.

  

Ricardo Terra, diretor regional do SENAI-SP, explica todo o processo que compõe a Jornada de Transformação Digital: “as indústrias têm acesso às consultorias do SEBRAE-SP e SENAI-SP, aos treinamentos para capacitação de seus colaboradores, aos integradores e fornecedores, e até a fontes de financiamento, caso haja necessidade, tudo pra apoiar os empresários em um ecossistema, que forma a Jornada de Transformação Digital para a indústria".

Renato Laranjeira, diretor regional do CIESP em Limeira, disse que a vinda da Jornada à Limeira é importante para que as empresas do ramo industrial tenham apoio não só para continuar atuando no mercado, como também para crescer. Ele lembra que o setor da indústria sofre muito, atualmente, com a carga tributária e a competitividade.

"Hoje, temos muitas empresas de grande porte em Limeira, mas todas precisam dos pequenos e dos médios. Portanto, se eles se desenvolvem, com melhorias e redução do custo, a cadeia toda ganha", disse Renato.