Jornada de Transformação Digital é apresentada em Leme

01/12/2023 - atualizado às 10:13 em 01/12/2023

Empresários da região conheceram o programa de digitalização de Fiesp, Senai-SP e Sebrae-SP que já atendeu mais de 15 mil indústrias no Estado

A Jornada de Transformação Digital foi apresentada, nesta quarta-feira 29/11, para empresários do setor industrial de Leme, no interior paulista. O evento reuniu cerca de 400 pessoas, que conheceram as iniciativas e os resultados do maior programa de digitalização do estado de São Paulo, que já atendeu mais de 15 mil empresas industriais desde que foi lançado, no ano passado.

Gratuito para indústrias com faturamento de até R$ 8 milhões por ano, a Jornada de Transformação Digital é um programa conjunto da Fiesp, do Senai-SP e do Sebrae-SP. Tem como objetivo aumentar a competitividade e a produtividade de micro, pequenas e médias empresas, a partir de oito etapas de consultoria e treinamentos rumo à digitalização.

Paulo Schoueri, diretor titular do Departamento de Desenvolvimento Intersindical (DDI) e vice-presidente da Fiesp, destacou a importância de iniciativas para manter a indústria atualizada e fazer a diferença no negócio. “Se o empresário não se atualizar, o concorrente o fará. Estamos em uma evolução constante para que nossas empresas possam estar na vanguarda. Não adianta falarmos de Indústria 4.0 se ficarmos para trás e tenho certeza de que essa apresentação da Jornada de Transformação Digital abrirá uma janela de oportunidades para as empresas da região de Leme”, ressaltou.

Com 103 mil habitantes, Leme tem crescido a taxas superiores à média do estado. Nesse cenário, a indústria representa cerca de 30% da economia local, com 8.226 empregos formais nos setores químico, alimentos e bebidas, metalmecânico e plástico, entre outros. “Cada vez mais, as pessoas terão de ser produtivas e a capacitação é importante para torná-las mais competitivas”, destacou Marcello Luiz de S. Junior, supervisor de Inteligência de Mercado do Senai-SP.

 

Ao apresentar a Jornada de Transformação Digital para os empresários presentes no evento, Ricardo Terra, diretor regional do Senai-SP, disse que a digitalização é um movimento necessário para as indústrias de todo o Estado, porém, é mais difícil para os pequenos empresários avançarem nesse processo. “As indústrias têm dificuldades de enxergar como a digitalização irá trazer ganhos e impactar positivamente no negócio e, também, desconhecem quais são as tecnologias disponíveis. Além disso, faltam recursos para investimentos e um capital humano capacitado. É neste cenário que o Senai-SP pode atuar e ajudar o empresário”, afirmou Terra, lembrando que, antes da digitalização, as indústrias devem repensar sua visão, estratégia e modelos operacionais para atuar no novo cenário de transformação digital.

O público presente pode ainda conhecer cases de indústrias de Leme, que já participaram de algumas etapas da Jornada de Transformação Digital e tiveram resultados significativos. Uma delas é a ZBV Metalúrgica, cujas melhorias após participação na etapa 3 da consultoria, de otimização de processos, foram no planejamento e controle da produção, na padronização de processos e redução de movimentação na planta produtiva.

“Com a consultoria, conseguimos a rastreabilidade da nossa matéria-prima e baixou drasticamente o índice de retrabalho nas peças. O layout mudou e a movimentação na fábrica ficou mais fácil”, disse Francisco Doniseti dos Santos, proprietário da ZBV. Com as mudanças, a companhia, que fabrica peças automotivas, teve um ganho de 56,5% na produtividade.

  

Outra indústria da região, a Dinâmica de Leme, que fabrica e comercializa móveis de madeira, tinha como prioridade reduzir a movimentação de pessoas e materiais na linha de produção e melhorar o armazenamento de matéria-prima e peças. “Com a participação na Jornada de Transformação Digital, além de resolvermos essas questões, tivemos um aumento de 53,5% na produtividade. Conseguimos também reduzir em 71,5% a movimentação na fábrica”, destacou Anderson de Lacerda Rodrigues, gerente de Produção da Dinâmica de Leme.

O evento contou com a presença de Marco Antônio de Almeida, presidente do SINDILEME (Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Leme), que destacou a importância da Jornada e da Escola Móvel para a indústria moveleira da cidade. “Cerca de 20% da mão de obra dessa área está em Leme. Ela crescendo, a cidade também cresce. Vamos fomentar esse setor”, completou.

A importância do Senai-SP na região foi compartilhada por Claudemir Aparecido Borges, prefeito de Leme, que ressaltou o desejo de realizar novas parcerias para a capacitação da mão de .obra do município. “Queremos trazer mais cursos do Senai-SP para Leme, pois a inovação é muito importante para a nossa indústria”, completou.

As indústrias interessadas podem conhecer todas as etapas do programa, resultados e registrar interesse através do site: http://jornadadigital.sp.senai.br .

Escolas Móveis

Durante o evento, os empresários conheceram também as instalações da Escola Móvel de Madeira e Mobiliário do Senai-SP. Com uma ampla e completa estrutura, ela possibilita a alunos e visitantes a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em processos, aplicações e conceitos do setor. Ela estará disponível para visitas e cursos de capacitação até março de 2024.

A fim de contribuir com a segurança nas indústrias, a Escola Móvel oferece capacitação em conceitos de operação segura de máquinas de marcenaria (adequação NR12). A escola está composta com os principais equipamentos da área, tais como: Plaina Desempenadeira, Serra Esquadrejadeira, Coladeira de Borda, Tupia Estacionária, Serra de Fita, Furadeira de Bancada e Serra de Meia Esquadria, com os quais o aluno aprende todo o processo de produção de um projeto, montagem e manutenção de móveis.