Jundiaí recebe o Road Show da Jornada de Transformação Digital

01/09/2022 - atualizado às 08:29 em 01/09/2022

O quinto evento no interior paulista reúne empresários, lideranças e autoridades da região para apresentar o maior programa de digitalização de indústrias de São Paulo

 

A cidade de Jundiaí foi sede da quinta apresentação da Jornada de Transformação Digital, nesta quarta-feira, 31/8, que aconteceu no Ciesp local. O evento reuniu cerca de 200 empresários, lideranças e autoridades da região que puderam entender - com as experiências de empresários que já participaram da Jornada - como funciona e quais os resultados possíveis do maior programa de digitalização para micro, pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo, lançado pela Fiesp, SENAI-SP e Sebrae-SP.

Por meio do programa, as empresas recebem assessoria em estratégia e gestão sem nenhum custo, modelos operacionais são revistos e novas tecnologias aplicadas, o que resulta em aumento de produtividade, em alguns casos de 50%. A Jornada é 100% gratuita para indústrias com faturamento de até R$ 8 milhões anuais.

Rafael Cervone, presidente do Ciesp e vice-presidente da Fiesp, fez a abertura do evento relembrando como a pandemia da Covid-19 levou ao fortalecimento da digitalização das empresas e o quanto as indústrias tiveram que se reinventar. Segundo ele, a digitalização, em geral, é “um novo modelo que temos que acompanhar na velocidade dessa transformação que o mundo requer”.

Já o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, ressaltou o quanto a cidade é promissora para a Jornada. “Jundiaí é a sétima economia do estado de São Paulo e a 17ª economia do Brasil”, declarou. “É um orgulho ter hoje aqui essa oportunidade”. Ele ressaltou o quanto o programa de digitalização está alinhado ao desenvolvimento de capital humano que a cidade tanto foca para que as novas tecnologias sejam cada vez mais absorvidas pelas indústrias da região.

O capital humano como pilar para que a tecnologia se sustente dentro das empresas também foi um dos focos de Ricardo Terra, diretor regional do SENAI-SP. “É importante que todos entendam que a jornada está se transformando em um ecossistema e um dos elementos essenciais desse ecossistema são as empresas. Estamos criando todo um mercado para estas novas tecnologias”, destacou.

Segundo Terra, a proposta da Jornada é atender 10 mil empresas por ano em pelo menos uma das etapas. Até agora, 3,5 mil já aderiram. Ele também destacou a gratuidade para empresas menores – aspecto também abordado por Marcelo Paranzini, gerente do escritório regional do Sebrae de Jundiaí, no painel do evento.

Na ocasião, Terra antecipou ainda que será feito um cadastramento para empresas que queiram prestar serviços e vender soluções para as indústrias atendidas pela Jornada. Assim, além das pequenas e médias empresas atendidas, grandes empresas devem passar a englobar o ecossistema da Jornada.

As empresas atendidas poderão usar recursos de uma linha de crédito específica do Desenvolve SP para a Jornada: a Digitaliza SP. Nathalia Lemos, consultora de negócios do Desenvolve SP explicou aos empresários como solicitar o crédito. “O processo é totalmente digital através do nosso site, desenvolvesp.com.br. É só solicitar por lá, a linha do Digitaliza SP, e um consultor de negócio entrará em contato com a empresa”, disse.

O lançamento em Jundiaí, faz parte do road show da Jornada de Transformação Digital, em que o SENAI-SP e o CIESP vão percorrer várias cidades do interior de São Paulo.

48% em ganhos na produtividade: Bollmec

Ter um aumento de até 50% em produtividade parece uma realidade distante para muitos empresários. No entanto, por meio da Jornada de Transformação Digital, algumas empresas já conseguiram realizar este feito, através de diagnóstico correto e pequenas mudanças técnicas.

Durante o evento, empresários que já participaram do programa se reuniram com as lideranças presentes para falar sobre suas experiências. Maurício Bollani, da Bollmec - fabricante de peças de precisão para a indústria automotiva - foi um deles. A empresa buscava melhorar o controle da produção e reduzir desperdícios com a movimentação de trabalhadores. Os resultados foram acima da expectativa: equipe mais motivada e um aumento de produtividade de 48%. Tudo sem investimentos e com medidas simples de manufatura enxuta, sistema de produção contínua, qualidade direto na fonte e quadro de gestão à vista.

Para conhecer alguns cases de indústrias, como de Marcelo, que já participaram da Jornada de Transformação Digital, acesse jornadadigital.sp.senai.br.

Escolas Móveis no evento

Jundiaí recebeu a Escola Móvel de Conectividade 5G que pôde demonstrar, na prática, casos de uso e aplicações da tecnologia viabilizados pela conectividade, principalmente o 5G. Além da escola móvel, uma Unidade Móvel da Jornada de Transformação Digital atendeu os empresários interessados em fazer suas inscrições para a jornada.

Sobre a Jornada

A Jornada de Transformação Digital é inédita, conta com oito etapas de consultoria e treinamento, e vai abranger empresas de todos os segmentos industriais com diferentes níveis de maturidade tecnológica.

Para conhecer as oito etapas da transformação digital, acesse jornadadigital.sp.senai.br. Se você é empresário, descubra em qual etapa sua empresa está e como prosseguir na jornada. No site, já é possível fazer a inscrição para participar do programa.