Mais de 2 mil alunos do SENAI-SP participam de capacitação do Google em Inteligência Artificial generativa
11/12/2025 - atualizado às 13:24 em 11/12/2025
No evento híbrido e simultâneo, os estudantes aprenderam sobre aplicações reais de IA para produtividade, fundamentais para os novos desafios da indústria
Com o compromisso de formar profissionais para os desafios reais da indústria, o SENAI-SP reuniu, no último dia 06, mais de 2 mil alunos de escolas no evento Capacita+ Google, inciativa de capacitação em Inteligência Artificial generativa. No encontro, os estudantes aprenderam sobre aplicações reais de IA para produtividade e trabalho. Os alunos poderão continuar sua formação através da trilha de aprendizado para obter a credencial de Líder em IA generativa do Google Skills.
No evento realizado em formato híbrido e simultâneo, os alunos do SENAI-SP se conectaram com milhares de participantes de 50 universidades de nove países da América Latina.

“O SENAI-SP tem a missão de preparar os profissionais da indústria atual e do futuro. A parceria estratégica que mantemos com o Google Cloud se consolidou ao longo de quatro anos, já levando capacitação em Tecnologia da Informação para mais de 40 mil alunos. Ao participar do Capacita+, engajando mais de 2 mil estudantes, amplificamos juntos esse impacto, proporcionando uma experiência em Inteligência Artificial — tecnologia essencial para a competitividade e que precisa ser assimilada, de forma ética e responsável, pelos profissionais que farão a diferença na indústria brasileira,” afirma Emerson Costa, Diretor de Unidade SENAI-SP.
“Sabemos que investir em habilidades digitais é fundamental para que a América Latina aproveite todo o potencial da IA (Inteligência Artificial) que está transformando rapidamente o mercado de trabalho. As organizações e as economias da região precisam estar preparadas, e o treinamento não é apenas uma opção, mas uma necessidade para impulsionar o crescimento e a competitividade”, afirmou Eduardo López, presidente de Google Cloud para América Latina.

A IA generativa é um ramo da inteligência artificial cada vez mais presente no mundo do trabalho. Com a tecnologia, é possível produzir novos conteúdos, como textos, imagens, vídeos e músicas a partir de padrões aprendidos em grandes volumes de dados. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, 50% das habilidades essenciais dos trabalhadores passarão por transformações significativas até 2030 e a IA será responsável por acelerar essa mudança, com impacto em 68% de todas as habilidades.