Road Show da Jornada de Transformação Digital chega em Franca

28/06/2023 - atualizado às 16:23 em 28/06/2023

 

O encontro reuniu cerca de 400 pessoas, entre empresários e autoridades da região, para apresentar o maior programa de digitalização de indústrias de São Paulo  

 

O Road Show da Jornada de Transformação Digital, evento itinerante para apresentação do maior programa de digitalização de indústrias do estado de São Paulo, chegou até a cidade de Franca, no dia 28 de junho. O encontro reuniu cerca de 400 pessoas, entre empresários, lideranças e autoridades da região que aprenderam, com as experiências de empresários que já participaram da Jornada, como funciona o programa e quais são os possíveis resultados.      

A Jornada é uma iniciativa da FIESP, CIESP, SENAI-SP e Sebrae-SP; e oferece treinamentos e consultorias, com foco nas micro, pequenas e médias empresas (MPEs), para que possam modernizar e automatizar seus processos de produção. A participação é gratuita para aquelas que têm faturamento de até R$ 8 milhões ao ano.    

 Rafael Cervone, presidente do Ciesp e vice-presidente da Fiesp, destaca a importância que a indústria passou a representar após a pandemia da Covid-19: “países mais industrializados sofreram um pouco menos do que os que tinham menor presença de empresas industriais. E para as indústrias seguirem competitivas, a transformação digital é essencial”.

Segundo o professor Luciano Coutinho, a jornada foi elaborada seguindo o sentido da própria palavra ‘jornada’: uma viagem que não termina na primeira parada. “É um processo que começa com um desafio, em que é revisto todo processo produtivo e de gestão da indústria, em busca da máxima eficiência, sem precisar – nessa etapa inicial – de fazer grandes investimentos em máquinas e equipamentos. É uma racionalização, uma otimização dos processos”, explica.

 Arthur Dias, supervisor de Serviços Tecnológicos do SENAI-SP, mostrou o cenário atual das micro, pequenas médias indústrias, no estado. “Temos em média 57 mil estabelecimentos industriais, em São Paulo, e a transformação digital dessas empresas é uma estratégia relevante para elevação da competitividade”, pontua.

 A Jornada começa com o diagnóstico do Sebrae-SP, que é norteado por três pilares: produtividade, faturamento e pessoas, segundo Vinícius Nóbrega, gerente regional do Sebrae Franca. “Com inciativas que atendem esses três pilares, a gente está produzindo melhor e com mais qualidade, o que acarreta mais satisfação dos clientes”, discorre.  

O road show conta com ainda com a presença dos empresários, cujas indústrias já participaram na Jornada. Rodrigo Mendes, proprietário do Arizona Solados, destaca que é parceiro do SENAI-SP há longa data, na parte de consultoria e capacitação para o desenvolvimento de solados e calçados. Souberam da Jornada de Transformação Digital e interessaram-se em participar ao ver os bons resultados possíveis. “Tivemos vários benefícios, como o aumento de produtividade em 32,7%, redução de perdas, e o principal foi que nossos colaboradores se engajaram muito mais. Estamos com outro ânimo dentro da indústria e nossos clientes também ganham com isso. Parece que evoluímos três anos, em um”, conta. Ele ainda sugere a todos que aproveitem, pois é uma oportunidade única, “uma transformação real”. 

Alexandre Freiria, proprietário da JB Shoes, também pontua que a participação dos seus colaboradores surpreendeu no processo da Jornada. “Os nossos funcionários começaram a ter clareza dos benefícios do programa, como aumento de produtividade e qualidade. Nossos clientes já sentiram a diferença da nossa entrega, aumentaram os pedidos e, hoje, somos referência em Franca. Sou um incentivador do programa aos empresários da região”, comemora. Dentre os benefícios que a JB Shoes obteve na Jornada, encontram-se: aumento de 36,11% de produtividade no processo de preparação dos itens produzidos e redução de 90,41% de movimentação de operadores e matérias-primas. 

A Jornada de Transformação Digital é composta por oito etapas: diagnóstico, estratégia, otimização de processos, mapeamento, automação, digitalização, integração e indústria inteligente. Já são mais de 11 mil indústrias participantes, em pelo menos uma das etapas. A meta é atender 40 mil empresas nos próximos quatro anos.   

  

Escola Móvel do SENAI-SP no Road Show    

Franca recebeu a Escola Móvel da Indústria 4.0, durante o evento. Os participantes puderam conhecer, na prática, como funcionam algumas as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, como a Realidade Virtual, Internet das Coisas (IoT), Big Data, Computação em Nuvem, Segurança Cibernética, Digitalização (simulação digital), e Robótica Avançada. 

Essas tecnologias são capazes de trazer profundas transformações na indústria moderna, pela forma como passam a produzir, acarretando expressivos ganhos de competitividade.     

Este foi o 13º de uma série de encontros do Road Show da Jornada de Transformação Digital. As próximas paradas, assim como depoimentos de participantes, detalhes do programa e como participar, estão no site: jornadadigital.sp.senai.br.