Road Show da Jornada de Transformação Digital chega a São Carlos

05/09/2022 - atualizado às 14:12 em 05/09/2022

Sexta edição do evento no interior paulista apresenta o maior programa de digitalização de indústrias do Estado a empresários da região

São Carlos sediou a sexta apresentação da Jornada de Transformação Digital, nesta sexta (2/9), na Escola SENAI Antonio Adolpho Lobbe. O Road Show percorre cidades paulistas para mostrar a empresários, lideranças e autoridades da região - com as experiências de indústrias que já participaram de etapas da Jornada - como funciona e quais os resultados possíveis do maior programa de digitalização para micro, pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo.

Lançada por Fiesp, CIESP, SENAI-SP e Sebrae-SP, a Jornada contempla oito etapas: diagnóstico, estratégia, otimização de processos, mapeamento, automação, digitalização, integração e indústria inteligente. É 100% gratuita para indústrias com faturamento de até R$ 8 milhões anuais, que recebem assessoria em estratégia e gestão sem nenhum custo, revê modelos operacionais e aplica novas tecnologias, resultando em aumento de produtividade. “As empresas que estão fazendo o trabalho conosco antes de mais nada estão ganhando em média 50% de produtividade, isso é energia na veia para melhorar a competitividade”, destacou Rafael Cervone, presidente do CIESP, na abertura do evento.

Já o diretor titular do CIESP São Carlos, Marcos Santos, reafirmou o objetivo de FIESP, CIESP e SENAI em atender 40 mil empresas, nos próximos quatro anos, e ressaltou a importância de tamanha abrangência do programa inédito em São Paulo.

O lançamento em São Carlos faz parte da série de encontros do Road Show da Jornada de Transformação Digital, em que o SENAI-SP e o CIESP vão percorrer várias cidades do interior de São Paulo. As próximas paradas estão disponíveis no site: jornadadigital.sp.senai.br.

No evento, o supervisor de Projetos e Tecnologia do SENAI-SP, Arthur Vinicius Dias, apresentou o conceito e as etapas da Jornada aos presentes. “A empresa não passa pelas oito etapas de uma vez, e nem sempre precisa passar por todas. Depende muito do tempo disponível da empresa, a gente sabe que muitas vezes é complicado para o empresário que faz mais de uma função na empresa passar por duas consultorias ao mesmo tempo, por exemplo. Mas entendemos que, em média, a empresa pode passar por uma etapa por ano”, detalhou. O gerente do Sebrae em São Carlos, Marcos Kremer, complementou dizendo que o andamento das etapas também varia de empresa a empresa de acordo com o primeiro diagnóstico elaborado.

Arthur também falou sobre como empresas podem se tornar prestadoras de serviços dentro da Jornada, ou seja, ser fornecedora de produtos para as indústrias atendidas em etapas que precisam adquirir equipamentos ou know how externos. “Em breve, haverá um cadastramento digital para empresas que quiserem oferecer serviços às indústrias participantes, ser uma parceira dentro da Jornada. Será uma plataforma que vai unir a empresa demandante com o solucionador, com o fornecedor da solução 4.0”, explicou. E, para os recursos em tais etapas, o Desenvolve SP estará presente em uma linha de crédito especial para o processo de digitalização. Thiago Mardo, gerente de negócios do Desenvolve SP, disse que os recursos poderão ser utilizados para quaisquer fins, como recursos humanos, equipamentos, software, “o que for indicado como o mais adequado na consultoria”, colocou.

Painel

Os cases apresentados deram a dimensão do impacto alcançado. “Redução na perda de material, melhor distribuição das máquinas com operadores. Através do Senai, redesenhamos o sistema operacional, gerou-se ganho de produtividade e o resultado apareceu rapidamente”, destacou Mario Roberto Pesussi, CEO Dentfix e Medicalfix (Grupo Allied Titanium). Por meio da Jornada de Transformação Digital, empresas como a de Mario conseguem aumento de cerca de 50% de produtividade, através de diagnóstico correto e pequenas mudanças técnicas.

Rafael de Moura Ferraz Luz, gerente industrial da Quinelato, fabricante de componentes para sistema de freio e transmissão, discorreu sobre sua experiência. Segundo ele, houve que um ganho de 48% produtividade, além da mudança de cultura dentro da organização. “A mudança tem que vir de cima para baixo”, afirmou. “A direção da empresa já estava determinada e entendia a necessidade da transformação digital e isso ajudou muito”.

No site jornadadigital.sp.senai.br também é possível conhecer estes e demais exemplos de empresas que já estão na Jornada.

Escolas Móveis

Durante a sexta-feira, São Carlos recebeu uma Unidade Móvel da Jornada de Transformação Digital que atendeu os empresários interessados em fazer suas inscrições para a jornada. Além desta, outra unidade, a Escola Móvel de Conectividade 5G, pôde demonstrar, na prática, casos de uso e aplicações da tecnologia viabilizados pela conectividade, principalmente o 5G.

Sobre a Jornada

A Jornada de Transformação Digital é inédita e vai abranger empresas de todos os segmentos industriais com diferentes níveis de maturidade tecnológica.

Para conhecer detalhes das oito etapas da transformação digital, descobrir em qual etapa sua empresa está e se inscrever, é só acessar jornadadigital.sp.senai.br.