Santa Bárbara d’Oeste recebe o Road Show da Jornada de Transformação Digital

25/08/2023 - atualizado às 11:39 em 28/08/2023

 

Empresários e autoridades da região conheceram o maior programa de digitalização de indústrias do estado de São Paulo

A cidade de Santa Bárbara d’Oeste, no interior de São Paulo, recebeu, no dia 25 de agosto, o Road Show da Jornada de Transformação Digital, evento itinerante que apresenta o maior programa de digitalização do estado aos seus diferentes municípios. O encontro reuniu cerca de 250 pessoas, entre empresários, lideranças e autoridades da região, que aprenderam, com as experiências de quem já participou da Jornada, como funciona o programa e quais são os possíveis resultados, que chegam a 40% de aumento de produtividade. 

A Jornada de Transformação Digital consiste em um programa com oito etapas de consultoria e treinamentos rumo à digitalização. Iniciativa da FIESP, CIESP, do SENAI-SP e Sebrae-SP, a Jornada foca principalmente no aumento de competitividade e produtividade de micro, pequenas e médias indústrias, com participação gratuita para aquelas que faturam até R$ 8 milhões ao ano.   

Rafael Cervone, presidente do CIESP e vice-presidente da FIESP, reforça que o foco da Jornada de Transformação Digital são as MPEs, pois foram as mais afetadas para manterem-se competitivas no cenário econômico após a pandemia. “Quem mais sofreu foram os pequenos empresários e a Jornada foi feita especialmente para apoiá-los. Vocês têm, no SENAI-SP, o apoio para fazer essa transformação digital acontecer”, destaca.

Ricardo Terra, diretor regional do SENAI-SP, explica todo o processo que compõe a Jornada de Transformação Digital: “temos as consultorias e os treinamentos, assim como os integradores e fornecedores, fontes de financiamento, tudo pra apoiar os empresários em um ecossistema, que forma a Jornada de Transformação Digital para a indústria".

Segundo Rogério Bosco, 1º vice-diretor do CIESP em Santa Bárbara d´Oeste, as entidades uniram forças para estarem ao lado dos empresários, pois existe um desafio real pela frente. “Qual a estratégia da sua empresa? Como você planeja enfrentar esse processo para a transformação digital? Não existe uma abordagem única, mas há o compromisso com a inovação e é isso que trazemos com a Jornada”, fala. 

Para Fabio Ravazi Gerlach, gerente do escritório regional do Sebrae Piracicaba, é muito gratificante ver o trabalho feito pela Jornada de Transformação Digital: “é um incentivo direto para indústria e para sua recuperação. O setor industrial chega a ser a parte mais importante da cadeia, entre o comércio, serviços e o agronegócio, pois é o intermediador de tudo”. 

Otimização de processos e ganhos em produtividade 

O Road Show sempre conta com a presença dos empresários cujas indústrias já participaram da Jornada. Silvia Elena Corrêa Lima, Diretora da Criarplast Indústria e Comércio de Plástico, conta que o programa permitiu o aumento de 31% na produtividade do seu negócio. “Foram inúmeras melhorias em ganho de tempo de processo, organização e produtividade. Sinto-me em condições de estar concorrendo com qualquer empresa do mercado com esse apoio do SENAI-SP e do Sebrae”, afirma. 

Assim como a Criarplast, a Frasco Life Indústria e Comércio de Produtos Hospitalares e a Bufallo Inox, indústria que fabrica fios e esponjas de aço inox, também buscaram o SENAI-SP para a melhoria em seus processos produtivos. “Após a consultoria do SENAI-SP, ganhamos 35% de espaço no nosso chão de fábrica, tivemos uma redução de retrabalho de 98% e um aumento de produtividade de 32%”, conta Anderson Aparecido de Lima, diretor da Frasco Life. Na Bufallo Inox, o aumento de produtividade foi de 122%, após ações como o ajuste de layout, alteração estratégica na compra de matéria-prima e a redução de retrabalho na fábrica.

Todas essas indústrias já alcançaram resultados significativos ao chegarem à etapa de Otimização de Processos da Jornada de Transformação Digital, que utiliza ferramentas de Manufatura Enxuta para implementar melhorias nos processos produtivos. 

Segundo o professor Luciano Coutinho, a Manufatura Enxuta foca na produção eficiente das indústrias e deve ser aplicada logo no início da Jornada, antes da busca por uma automação e digitalização avançada. Isso porque envolve a correção de processos e layout da fábrica, a redução de desperdícios, a racionalização no uso de insumos e energia, entre outros. “Concedemos um grande esforço na modernização de processos das pequenas indústrias para gerar oportunidade, crescimento e rentabilidade. Para que isso aconteça, é preciso que os empresários se engajem e assumam a liderança deste processo, com ajuda certamente assistida pelo SENAI-SP e Sebrae-SP”, conclui. 

A Jornada começa pela etapa 1, de Diagnóstico, segue para a etapa 2, de Estratégia, com o apoio do Sebrae-SP, e continua: 3, Otimização de Processos, 4, Mapeamento, 5, Automação, 6, Digitalização, 7, Integração e 8, Indústria Inteligente. 

As indústrias interessadas podem conhecer mais sobre o programa e participar através do site: jornadadigital.sp.senai.br.