SENAI-SP consolida liderança na educação profissional com vitória na WorldSkills Américas

17/11/2025 - atualizado às 09:58 em 18/11/2025

Após vencer a WorldSkills Brasil em setembro, instituição também liderou o quadro geral de medalhas no maior torneio da América Latina do gênero? 

 

A delegação do SENAI-SP conquistou o maior número de medalhas da WorldSkills Américas, realizada em Santiago, no Chile, entre os dias 3 e 8 de novembro. Dos 18 competidores brasileiros, sete medalhistas são do SENAI-SP, com 100% da delegação premiada. Ao todo foram cinco medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. O resultado reforça o protagonismo do Brasil na formação profissional e o papel do SENAI-SP como referência continental em ensino técnico.  

A delegação brasileira, por sua vez, disputou em 18 das 20 ocupações e ficou em 1º lugar com 15 ouros, uma prata e dois bronzes. Esta foi a 6ª edição do maior torneio de educação profissional do continente, que promove a troca de conhecimento entre estudantes, instrutores e instituições de ensino técnico.  

Na competição, são testadas habilidades técnicas em diversas profissões, com provas que simulam desafios reais do mercado de trabalho. Os jovens demonstram habilidades em provas práticas de acordo com padrões internacionais de qualidade. 

Felipe Rocha, 21 anos, foi medalha de ouro na modalidade Soldagem na WS Américas e agora vê Xangai cada vez mais perto. “Além te ter conhecido outros competidores que estarão no mundial no ano que vem, é muito gratificante vencer e ver que o nosso esforço está dando resultados positivos. Isso só nos fortalece para chegarmos ao mundial ainda mais experientes”.  

Seu treinador, Rafael Camacho, conta que a experiência no Chile representou um momento de aprendizado para toda a equipe. “Foi uma oportunidade de aprimorar não apenas habilidades técnicas, mas outros aspectos importantes, como gestão de tempo, controle emocional e capacidade de adaptação já como uma preparação para o mundial”.  

Além do Brasil, 12 países participaram da WorldSkills Américas: Bolívia, Barbados, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana?e Uruguai. 

Em setembro deste ano, o SENAI-SP também liderou o quadro geral de medalhas na WorlSkills Brasil. Os competidores paulistas participaram da disputa de 42 das 46 ocupações profissionais e conquistaram medalhas em todas elas: 25 de ouro, nove de prata, seis de bronze e duas de excelência – com 100% de aproveitamento. 

 

Medalhistas do SENAI-SP na WS Américas 

Ouro 

Felipe De Souza Rocha - Soldagem  

Kawan Costa Alves De Souza - Controle Industrial  

Luan Antunes Batista - Gestão de Sistemas de Redes TI  

Artur Fiorentino - Soluções de Software para Negócios  

Alisson Gabriel Genova de Oliveira - Fresagem a CNC 
 

Prata 

André Brizido Basilio – Tecnologias Web  
 

Bronze 

Rhuan Ferreira Barra - Instalações Elétricas