SENAI-SP difunde capacitações de IoT para inovar na tecnologia e na educação

14/12/2022 - atualizado às 15:37 em 14/12/2022

Plataforma de treinamento permite aplicações de Internet das Coisas em processos industriais e poderá ser aplicada nos cursos do SENAI-SP após treinamento de docentes

 

Em busca de inovação nas áreas de educação e tecnologia, o SENAI-SP tem realizado diversos treinamentos para capacitar especialistas e corpo docente com foco nas tecnologias e soluções ofertadas por grandes players do mercado. O projeto mais recente na área de educação foi realizado em outubro, quando docentes da rede puderam explorar na prática uma plataforma de IoT (Internet das Coisas) baseada em cloud computing e desenvolvida para a criação de soluções conectadas, como o monitoramento de ativos industriais e a conexão entre diferentes dispositivos. 

Na prática, a ferramenta permite exemplificar atividades IoT em áreas como Elétrica, Eletroeletrônica, Mecatrônica, Logística, Automação Industrial, Redes, Robótica e outras. Entre as aplicações possíveis, estão o monitoramento remoto de ativos em laboratórios e oficinas, inversores com testes remotos usando IoT, controle de equipamentos de metalmecânica e polímeros, entre outras. 

A partir da capacitação, o SENAI-SP difundirá o uso da plataforma pelas 92 unidades do estado, formando mão de obra qualificada por meio de cursos livres, técnicos, de aprendizagem industrial, graduações e pós-graduações.  

Segundo instrutores do SENAI-SP, o treinamento abre portas para a integração entre TI (Tecnologia da Informação) e TA (Tecnologia da Automação) dentro do ambiente escolar e amplia possibilidades de aplicações didáticas e institucionais. Com a tecnologia, é possível aprofundar as formações profissionais ao transformar, automatizar e gerenciar os processos industriais via Internet das Coisas. Já os alunos podem ampliar as conexões entre diferentes áreas de ensino e participar de diferentes turmas em projetos integradores, com maior foco na multidisciplinaridade. 

 

Tecnologia e inovação 

Após o lançamento da Jornada de Transformação Digital - que tem como objetivo atender 40 mil indústrias pelos próximos quatro anos -, o SENAI-SP também realiza, desde junho, workshops para apresentar soluções de grandes players do mercado para os consultores do programa. O objetivo é torná-los cada vez mais aptos para identificar as melhores soluções para os clientes.

Temas como Digitalização do Produto à Nuvem, Gêmeos Digitais, Cloud Computing, Gestão de Ativos e Inteligência Artificial foram abordados em treinamentos realizados pela Festo Brasil, Siemens, AWS e Grupo WEG.