SENAI-SP e Fundação Grupo VW lançam CO.DE School, curso voltado para programação e desenvolvimento

13/03/2023 - atualizado às 14:46 em 14/03/2023

Programa incentiva a empregabilidade de jovens, adultos e atende a demanda do mercado de TI

 

O SENAI-SP e a Fundação Grupo Volkswagen lançaram, em 13/02, o projeto CO.DE School: Academia de Programação e Desenvolvimento, curso que capacitará 64 jovens e adultos em formações de Tecnologia da Informação (TI). Um dos principais objetivos é atender a demanda desse mercado, um dos mais aquecidos no Brasil.

Para celebrar o início do novo projeto social do Grupo, estiveram presentes no SENAI Informática, em São Caetano do Sul, Mauricio Bonabitacola, diretor da unidade, Vivian Preto, coordenadora de Atividades Pedagógicas, além de executivos da Volkswagen do Brasil, da Volkswagen Financial Services, da Volkswagen Caminhões e Ônibus e da Fundação Grupo Volkswagen.

"O SENAI-SP existe prioritariamente para atender a indústria. Se a indústria precisa que nós formemos pessoas com a mais alta tecnologia para contratá-los, nós estamos aqui para atender", explica Vivian Preto.

Para o diretor da unidade de Informática, o programa contribui com a empregabilidade mais rápida dos alunos. "O projeto possibilita a criação de um grande hub de contratações. As pessoas virão aqui focadas para projetos de TI, tendo uma grande indústria por trás", complementa Mauricio Bonabitacola.

Com duração aproximada de 13 meses, as formações serão 100% presenciais e gratuitas, nas instalações da escola SENAI "Paulo Antonio Skaf", em São Caetano do Sul. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no período noturno (das 19h às 22h), e a primeira já foi realizada logo após o lançamento oficial do projeto. A carga horária está dividida em:

  • Programação Full Stack (600 horas) 
  • Java para Mobile Android (40 horas) 
  • Kotlin para Mobile Android (60 horas) 

“A Fundação Grupo Volkswagen tem a mobilidade social como uma de suas causas prioritárias de atuação. Ao mesmo tempo, a procura por profissionais de TI é uma realidade em todos os setores econômicos, situação que deve se ampliar nos próximos anos. Por isso, idealizamos o projeto CO.DE School, pelo qual vamos incentivar a empregabilidade de jovens e adultos de comunidades vulneráveis, com um olhar especialmente atento à diversidade e à inclusão”, explica Douglas Pereira, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Grupo Volkswagen e Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.

Douglas conta, também, que o conteúdo do curso foi construído a partir das contribuições de profissionais da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volkswagen Financial Services, empresas do Grupo VW que fazem parte da governança da Fundação. "Além disso, dezenas de colaboradoras e colaboradores se voluntariaram para atuar na mentoria durante o projeto. Esse time vai acompanhar as alunas e os alunos e apresentar desafios para serem resolvidos ao longo dessa jornada. Com isso, queremos estar próximos desse time de talentos”, finaliza.