SENAI-SP e rede global suíça assinam acordo de cooperação com foco em educação, inovação e empreendedorismo industrial
06/07/2023 - atualizado às 18:16 em 06/07/2023
A comitiva, que também foi composta por representantes de empresas suíças, foi recepcionada por Josué Gomes da Silva, presidente da FIESP e do SENAI-SP, Jackson Schneider, presidente do COSCEX (Conselho Superior de Comércio Exterior), e Osvaldo Lahoz Maia, assessor da Diretoria Regional do SENAI-SP.
O acordo de cooperação objetiva investir no potencial de futuros talentos, através de um programa de estágio internacional de jovens recém-formados, além de promover a cultura de inovação e empreendedorismo industrial, estimulando a atuação de startups brasileiras e suíças no desenvolvimento de soluções e tecnologias para os desafios da indústria.
“Neste ano, em que se comemora o jubileu de ouro do relacionamento que temos com a Suíça, estamos renovando nossa parceria por meio da Swissnex, com um programa de intercâmbio de estudantes graduados e com startups para soluções da indústria”, afirmou Osvaldo Lahoz Maia, assessor da Diretoria Regional do SENAI-SP.
Para Malin Borg, este é um grande passo na cooperação entre Brasil e Suíça, "pelo lado da formação profissional é uma grande oportunidade para nossos estudantes conhecerem uma realidade completamente diferente da deles e aplicar o aprendizado que tiveram na formação técnica. Já em relação à inovação, as startups suíças têm que nascer pensando globalmente, e o Brasil é um país continental, que possibilita isso".
Guy Parmelin, conselheiro Federal e Ministro da Economia, da Educação e da Pesquisa da Suíça, reforça a importância da participação do SENAI-SP, nessa parceria, pois favorece a cooperação da inovação. “Ao identificar as demandas das indústrias vinculadas ao SENAI-SP, poderemos aplicar as tecnologias e soluções suíças para os desafios brasileiros de inovação aberta”, explica.
Josué Gomes encerrou a cerimônia destacando que os brasileiros crescem admirando os produtos suíços de alta qualidade, e a tecnologia aplicada em bens de capital. E que, portanto, "é uma honra para o SENAI-SP assinar este termo de cooperação, junto com a Swissnex". Ele pontuou também a atuação da instituição brasileira, que, em quatro anos, vai formar 300 mil pessoas gratuitamente em cursos na área de Tecnologia da Informação, como Computação em Nuvem, Inteligência Artificial e Cibersegurança.
Além disso, Josué destacou que, dentre as inúmeras oportunidades de cooperação, é fundamental e estratégica a atuação no tema das Mudanças Climáticas, que é um desafio que o Brasil enfrenta. Além disso, considera ser urgente a transição energética para as fontes de energias limpas. "No caso do Brasil, possuímos grande força para geração de energia solar, biomassa e hidrelétrica. E a tecnologia suíça pode auxiliar-nos com isso. Eu não tenho dúvida que essas duas grandes nações podem cooperar fortemente para grandes avanços em educação e inovação, através deste acordo entre SENAI-SP e Swissnex", finalizou.