SENAI-SP e SINICESP renovam parceria para formar profissionais da construção pesada, setor com 196 mil empregos no estado

16/12/2025 - atualizado às 17:25 em 16/12/2025

Formalização do Termo de Cooperação Técnica para a oferta de cursos de qualificação e capacitação para o setor foi assinada nesta terça-feira (16)   

A indústria da construção pesada responde por 196.843 empregos formais no estado de São Paulo, segundo dados do Mapa do Emprego do SENAI-SP, cenário que reforça a importância da formação profissional para o setor. É nesse contexto que o SENAI-SP e o Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo (SINICESP) renovaram, nesta terça-feira (16), Termo de Cooperação Técnica que viabiliza a oferta de cursos de qualificação e capacitação profissional para trabalhadores da área, com treinamentos para diversas ocupações.  

O setor, que representa 25,11% do total de empregos da construção, reúne atividades essenciais para o desenvolvimento econômico e social do estado. Somente as obras de infraestrutura para energia elétrica, telecomunicações, água, esgoto e transporte por dutos somam 76.034 empregos, com salário médio de R$ 3.790,69, o maior entre as atividades do segmento. Já a construção de rodovias, ferrovias, obras urbanas e obras-de-arte especiais emprega 52.258 trabalhadores, enquanto obras de infraestrutura reúnem 68.551 postos de trabalho.  

Entre novembro de 2024 e outubro de 2025, o setor registrou saldo positivo de 21.665 empregos, com média mensal de 1.805 novos postos, o que evidencia mais contratações e menos demissões, além de demanda contínua por profissionais qualificados.   

A indústria da construção pesada tem um impacto relevante na economia, já que está atrelada à implantação e à modernização de uma infraestrutura essencial que sustenta a atividade produtiva e a qualidade de vida da população. Com sua expertise e tradição em formar profissionais por meio de cursos de excelência para este e outros setores, o SENAI-SP, seguirá contribuindo para a elevação do padrão técnico do setor e para a competitividade das empresas.   

Para o diretor regional do SENAI-SP, Ricardo Terra, ao investir na qualificação profissional para a construção pesada, o SENAI-SP contribui para a formação de trabalhadores e para o desenvolvimento sustentável da infraestrutura. "A indústria da construção pesada tem um impacto relevante na economia, já que está atrelada à implantação e à modernização de uma infraestrutura essencial que sustenta a atividade produtiva e a qualidade de vida da população. Com sua expertise em formar profissionais por meio de cursos de excelência para este e outros setores, o SENAI-SP, seguirá contribuindo para a elevação do padrão técnico do setor e para a competitividade das empresas".  

Segundo o presidente do SINICESP, Sérgio Senhorini, o SENAI-SP desempenha papel estratégico ao ofertar cursos de qualificação e formação profissional alinhados às demandas da indústria da construção pesada. “Essa formação técnica contribui para o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade das obras, além de incrementar a competitividade das empresas e o desenvolvimento da infraestrutura paulista. A renovação do Termo de Cooperação Técnica com o SINICESP reforça a crescente demanda por profissionais qualificados diante da modernização tecnológica do setor, que mobiliza cadeias produtivas como cimento, aço, máquinas e equipamentos, logística, serviços de engenharia e tecnologia, tão relevantes para a economia brasileira”, afirma Senhorini.  

Com a renovação do documento, as empresas associadas ao SINICESP poderão solicitar treinamentos e atualizações de mão de obra de forma estruturada e alinhada às demandas do setor.