SENAI-SP estreia em competição de engenharia focada em impulsionar inovação e pesquisa em energias limpas

24/07/2025 - atualizado às 08:49 em 25/07/2025

Tecnologia, sustentabilidade e gestão de projetos impulsionam aprendizado de futuros engenheiros  

Alunos do SENAI-SP concorrem em uma iniciativa pioneira que integra desenvolvimento de tecnologia de ponta, sustentabilidade e interação com engenheiros experientes e profissionais da indústria nacional e internacional, o 4º Desafio SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge. O evento será realizado de 30 de julho a 03 de agosto de 2025, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (Rodovia SP 135 Km 13,5), em Piracicaba (SP).    

A iniciativa promove a conexão entre estudantes do ensino superior e engenheiros experientes da indústria nacional e internacional, na construção de veículos Baja e Fórmula SAE elétricos a hidrogênio (célula a combustível).  

A equipe do SENAI-SP Automotiva, composta por 20 integrantes, participa na categoria de estreantes. O principal desafio das equipes é desenvolver veículos off-road elétrico, tipo baja, movido a célula à combustível a hidrogênio, com máxima eficiência energética e viabilidade econômica. O projeto deve atender aos requisitos de segurança do regulamento da competição.   

“A meta é obter a melhor pontuação para avançar à categoria sênior no próximo ano. Estamos focados no desenvolvimento do projeto e confiantes na conquista da qualificação, inclusive já iniciamos a construção da parte estrutural do veículo. A equipe é formada por alunos do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Automotivos e da Pós-graduação em Veículos Elétricos e Híbridos do UniSENAI SP”, explica Mauro Alves, coordenador de atividades técnicas do SENAI-SP.   

Cada integrante atua em áreas específicas, como design do chassi, suspensão, direção, freios, sistema eletrônico embarcado (central de processamento de dados receptiva aos sensores do veículo), eletrônica de potência e sistema de propulsão elétrica, além da otimização da aplicação da célula a combustível. De acordo com os organizadores, a equipe deve demonstrar um planejamento eficiente de produção, manutenção e dirigibilidade, características que garantam que o projeto seja competitivo no mercado e traga inovações tecnológicas.   

“Para os alunos, a experiência é essencial para o aprendizado prático, permitindo o desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais. Esse evento permite que o estudante viva experiências reais do desenvolvimento de veículos no contexto da ambientação das montadoras. A competição também estimula a inovação e a pesquisa aplicada, preparando os estudantes para os desafios da mobilidade sustentável”, destaca Mauro Alves.  

Combustível ‘verde’  

O principal diferencial dos veículos movidos a célula de combustível de hidrogênio é ser projetado para não emitir poluentes e CO², um dos principais causadores do efeito estufa no planeta.   

Segundo especialistas, o único subproduto da reação da célula a combustível de hidrogênio é a água. “Esses veículos apresentam muitas vantagens como, por exemplo, ser uma alternativa viável para aplicações que exigem longas distâncias e rapidez na recarga, já que possuem maior autonomia em comparação com os carros puramente elétricos e um tempo menor de reabastecimento”, esclarece o coordenador de atividades técnicas do SENAI-SP, Mauro Alves.   

O que é a competição  

Lançada em 2020, em plena pandemia de Covid-19, a Competição SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge se consolidou como um dos maiores desafios acadêmicos voltados à inovação tecnológica e formação de excelência de futuros engenheiros no Brasil.   

Com o objetivo de transferir conhecimento avançado às universidades brasileiras e oferecer aos estudantes a oportunidade de trabalhar com tecnologias de ponta, a competição promove um ambiente de aprendizado colaborativo, ao lado de engenheiros experientes da indústria nacional e internacional.  

A competição é dividida em duas categorias: estreantes e seniores. As equipes passam por rigorosas etapas de qualificação dos projetos, que envolvem desde o planejamento detalhado até a execução prática de um carro movido por célula de combustível de hidrogênio — uma tecnologia limpa e sustentável que representa o futuro da mobilidade.  

Critérios de avaliação  

Após a fase de qualificação, os times recebem componentes padronizados, como células de combustível de hidrogênio, motores elétricos e inversores de frequência, que devem ser integrados nos protótipos de maneira inovadora e eficiente.  

O processo avaliativo é abrangente e desafiador, considerando critérios técnicos e estratégicos como planejamento e execução do projeto; justificativa das escolhas técnicas; viabilidade técnica e econômica; posicionamento do produto e estratégias de marketing, entre outros quesitos.   

Além de promover o desenvolvimento de habilidades técnicas e gerenciais, a competição incentiva os estudantes a pensarem de maneira estratégica e multidisciplinar, simulando os desafios reais enfrentados pela indústria automotiva.