Lançamento: novos cursos online gratuitos sobre Economia Circular do SENAI-SP

05/06/2025 - atualizado às 15:31 em 09/06/2025

Capacitações abordam temas como Descarbonização e Modelos de Negócios, são de curta duração e contam com emissão de certificado 

  

Conectado com os debates globais na área de circularidade e com o mês do Meio Ambiente, o SENAI-SP lança cinco cursos na área de Economia Circular para a Indústria 4.0.  

As formações visam atender às transformações do mundo do trabalho, de forma ágil e atualizada. Com curta duração (4h cada), os cursos estão alinhados às demandas da indústria sustentável e inovadora; e têm versões em português, espanhol e inglês. Confira abaixo os cursos que estão disponíveis em sp.senai.br/cursos-sobre-esg-online:  

  • "Fundamentos e Ações da Economia Circular" mostra como a circularidade pode ser aplicada na prática pelas empresas, promovendo uma visão estratégica e consciente do papel do profissional no desenvolvimento sustentável. 
  • "Ciclos de Retorno na Economia Circular" explora as diversas possibilidades de ações circulares e destaca o papel das estratégias de reaproveitamento de materiais no processo produtivo. 
  • "Ecodesign e Modelos de Projeto para Economia Circular" aplica o Ecodesign como ferramenta para criar produtos mais sustentáveis, contribuindo para uma transição eficaz nos modelos de produção e consumo.  
  • O curso "Geração de Valor Circular e Modelos de Negócio" aborda as formas de implementar a circularidade nas operações empresariais, transformando práticas sustentáveis em diferencial competitivo. 
  • "Acelerando a Transição para a Economia Circular" apresenta os principais indutores que impulsionam a transformação dentro das organizações, permitindo ao aluno entender como atuar de forma estratégica para acelerar a adoção de práticas circulares. 

Tecnologia e gestão  

O SENAI-SP oferece outras oportunidades de cursos online e gratuitos voltados para temas atuais e estratégicos da sustentabilidade industrial para quem deseja atuar de forma consciente e inovadora no setor produtivo. Com flexibilidade, o formato autoinstrucional permite que os alunos aprendam de forma independente, no seu próprio ritmo, em qualquer lugar e dispositivo, inclusive pelo celular.  

  • “Desvendando a descarbonização”, que desenvolve competências relacionadas à identificação do contexto da emergência de boas práticas empresariais na agenda de mudanças climáticas.
  • “Inventário de emissões de gases de efeito estufa – relatos obrigatórios”, que ensina a elaborar inventários de GEE e aborda limites geográficos, organizacionais e operacionais, além de ações de mitigação. 
  • “Desvendando o ESG”, que identifica os principais conceitos da governança ambiental, social e corporativa, visando a adoção de práticas sustentáveis e conscientes.
  • “Economia Circular”, que aborda o sistema econômico vigente nas esferas comportamental, empresarial e político-institucional.
  • “Desvendando Eletromobilidade”, que mostra os princípios do tema, os sistemas de propulsão e os aspectos que envolvem a sustentabilidade 
  • “Desvendando Biocombustíveis”, que desenvolve competências relativas à compreensão de seus processos de obtenção, suas aplicações, sua viabilidade econômica e ambiental. 

Para acessar as versões dos cursos em outras línguas, clique abaixo: 

Conceito circular  

O modelo de produção e consumo que predomina, hoje, se baseia em uma lógica linear: extrair, fabricar, usar e descartar.  Já a Economia Circular busca reproduzir a lógica da natureza nos sistemas de produção e consumo. Em vez de extrair recursos e descartar produtos, essa iniciativa promove a reutilização, o reparo e reciclagem, mantendo os materiais em uso por mais tempo, reduzindo o desperdício e minimizando o impacto ambiental.   

Segundo relatório apresentado no Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF 2024) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a transição para esse novo modelo produtivo pode criar até 7 milhões de empregos no mundo, sendo que quase 70% desse montante está concentrado na América Latina e no Caribe.   

No Brasil, esse movimento já é realidade: uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Centro de Pesquisa em Economia Circular da Universidade de São Paulo (USP), mostra que 85% das indústrias brasileiras já adotam pelo menos uma prática circular em seus processos produtivos.  

Quer saber mais sobre as ações de ESG e Economia Circular do SENAI-SP, acesse sp.senai.br