SENAI-SP oferece cursos de drone para atender crescente demanda da indústria

09/05/2024 - atualizado às 16:37 em 09/05/2024

Em alinhamento à expansão do mercado de drones, o SENAI-SP criou um projeto de cursos para atender à crescente demanda da indústria para a profissionalização na operação desses sistemas. Inicialmente, são quatro cursos disponíveis, que contemplam conhecimentos relacionados à legislação, pilotagem, inspeção para o setor de energia e aplicação para segurança no trabalho. 

Os cursos agregam valor para lideranças e equipes industriais visto o uso progressivo dos drones em diferentes operações. No Brasil, 7.700 empresas tinham drones cadastrados em seu nome em 2022, totalizando 17.500 equipamentos, de acordo com registro no Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 

Segundo a Drone Industry (DRONEII), as áreas de Energia, Construção e Agricultura estão entre as que mais utilizam drones em seus processos, com usos aderentes às principais aplicações atuais: Mapeamento, Inspeção, e Fotografia e Filmagem. São para essas indústrias e outras cujas aplicações sejam propositivas que a trilha de cursos do SENAI-SP foi desenvolvida, com o intuito de capacitar os profissionais a usarem os drones em suas operações, seja para monitoramento em tempo real, inspeções industriais, captação de dados, segurança ou inovação. 

Profissionais e empresas interessadas podem seguir a sequência de cursos de acordo com a necessidade, desde a pilotagem propriamente dita até as aplicações específicas, como inspeção de sistemas de energia e segurança no trabalho.

 

Conheça os cursos disponíveis:

  1.  Drones – Legislação para Voo (8h – online) 
  1. Drone – Pilotagem (24h – presencial)

Requisito: ter realizado o curso de Legislação para Voo. 

  1. Aplicação de Drone em Inspeção de Sistemas de Energia (40h – presencial)

Requisito: ter realizado os cursos de Legislação para Voo e Pilotagem, além de qualificação na área elétrica. 

  1. Aplicação de Drone em Segurança no Trabalho (20h – presencial)

Requisito: ter realizado os cursos de Legislação para Voo e Pilotagem.

 

Além dessa base inicial de formação, o SENAI-SP segue estruturando novos cursos com aplicação para áreas como audiovisual e logística. Em paralelo, a empresa também capacita seus docentes para a utilização e disseminação desse conhecimento, além do preparo para o desenvolvimento de procedimentos para uso de drones nas escolas e indústrias, visando a formação de pilotos de drones que poderão atuar em diferentes segmentos industriais e assim levar mais inovação e competitividade para a indústria.