SENAI-SP participa da 30ª edição do Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo

16/06/2023 - atualizado às 18:18 em 16/06/2023

Há 15 anos, o grupo discute estratégias para o ensino profissional nas instituições paulistas 

O Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo comemorou a 30ª edição no último dia 6, com um encontro no Centro de Capacitação Paula Souza, em São Paulo.   

Com o tema “Evolução e Perspectivas da Educação Profissional e Tecnológica”, o encontro trouxe debates sobre as articulações que foram realizadas ao longo desses anos pelas Instituições de Ensino que compõe o Fórum, bem como suas perspectivas. Uma das questões que norteou os debates foi “modernizamos, democratizamos, para onde seguiremos?”. 

Para Ricardo Terra, diretor regional do SENAI-SP, “a educação profissional tem desafios imensos devido a organização geopolítica do planeta, principalmente no setor industrial.” Ele falou sobre a necessidade de ajustes a serem feitos para uma indústria com baixo carbono, além do surgimento de tecnologias emergentes, principalmente, nas áreas de energia, logística, mobilidade, "ou seja, grandes desafios e oportunidades para a atuação da educação profissional”.   

O diretor regional concluiu dizendo que o fórum é um ambiente em que se compartilha experiências e discute-se tendências, afirmou ainda o desejo de que os encontros entre instituições e educadores permaneçam ao longo do tempo, sendo muito enriquecedores. 

O professor Almério Melquíades de Araújo, presidente do Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo (FEPESP), destacou que o grupo é composto por sete instituições com histórias diferentes, com propostas distintas em relação à educação profissional. Segundo ele, essa soma de histórias e experiências é o mais importante e favorece a troca de conhecimento.     

 Para José Carlos Manzano, cofundador do FEPESP, os resultados dos encontros são muito importantes para a educação paulista. “O fato de produzir reflexões permanentes na educação profissional afeta a rotina das entidades que fazem parte dele.”, afirmou. Ele acrescenta que duas vezes por ano, durante as edições, busca-se refletir sobre o significado e a importância de currículo, programa, estratégia e metodologia. “O que a gente espera é que o fórum continue produzindo esses resultados que estão acontecendo nos últimos 15 anos”, finaliza.   

 

Sobre o FEPESP 

Promovido semestralmente para proporcionar a integração de educadores e diferentes instituições de ensino profissional que atuam no Estado, o fórum é composto pelo Centro Paula Souza, Conselho Regional de Química – IV Região (CRQ-IV), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (Senac-SP), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado de São Paulo (Sintec-SP) e Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo.