SENAI-SP promove conexões estratégicas em prol da sustentabilidade industrial

06/06/2025 - atualizado às 14:21 em 06/06/2025

Visita guiada, rodada de oportunidades entre empresas e parceiros, projetos voltados à inovação educacional e ao desenvolvimento sustentável da indústria marcam a Sessão de Aceleração do WCEF 2025 

 

Dentro da programação do Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF2025), o SENAI-SP promoveu a Sessão de Aceleração “Visita Guiada: Economia Circular na Prática do Ensino Profissional”, no dia 16 de maio, na unidade Suíço-Brasileira, em Santo Amaro.   

O evento reuniu mais de 60 convidados entre gestores de instituições de ensino, lideranças de entidades setoriais e representantes de empresas, que se reuniram para uma imersão nas ações pedagógicas e estruturais do SENAI-SP alinhadas aos princípios da Economia Circular na prática.  

Para Getulio Rocha Junior, gerente de Infraestrutura do SENAI-SP, a mensagem do evento de hoje é a cooperação. “Por meio de nossas ações em conjunto, podemos extrair menos recursos naturais da natureza, favorecer a reciclagem, ressignificar a cadeia produtiva e construir um futuro melhor para todos nós, sobretudo nos processos educacionais. Cada parceria do SENAI-SP possui um efeito pedagógico que acaba irradiando para a sociedade. O aluno aprende os conceitos da Economia Circular aqui na instituição, aplica no mercado de trabalho e a indústria desenvolve projetos com essa dinâmica de reprocessar as matérias-primas para um processo mais longo dentro do ciclo de vida de um produto”, destaca.  

O evento contou com apresentações institucionais de parceiros estratégicos como Gerdau, Green Reciclagem, Green Eletron, Polimix e Sandvik, que compartilharam cases sobre reaproveitamento de materiais, redução de resíduos e inovação em processos sustentáveis, em parceria com o SENAI-SP.  

Na sequência do encontro, os participantes realizaram uma visita técnica pelas instalações da unidade Suíço-Brasileira, com destaque para práticas educacionais voltadas à sustentabilidade e à formação de competências aplicáveis ao setor produtivo.   

A Sessão de Aceleração também incluiu a apresentação da Escola Móvel de Economia Circular, unidade que oferece aos visitantes uma aula interativa de experiência imersiva sobre otimização dos recursos, redução da extração de matérias-primas e aumento dos processos de reutilização, reparação e reciclagem. Ao todo, a Escola Móvel percorreu 31 cidades do Estado de São Paulo, de novembro de 2024 a maio de 2025.   

O encontro finalizou com uma rodada de conexões estratégicas (Business to  Business - B2B), que promoveu a troca de experiências entre empresas, instituições e parceiros, além da prospecção de projetos conjuntos voltados ao desenvolvimento sustentável, na área da educação.  

A ação reforça o papel do SENAI-SP como referência em inovação educacional e sustentabilidade industrial, contribuindo com soluções formativas que respondem aos desafios ambientais e de produtividade da indústria brasileira. 

 

WCEF  
Entre os dias 13 e 16 de maio, São Paulo foi palco do maior evento de Economia Circular do mundo: o World Circular Economy Forum (WCEF). A primeira edição do WCEF na América Latina contou com 120 sessões, recebeu 1.200 convidados presenciais e 10 mil participantes online, mais de 150 nacionalidades. 

A participação da FIESP e do SENAI-SP reforça o compromisso da indústria paulista com a inovação, a sustentabilidade e a formação profissional alinhada às transformações do mundo do trabalho. A instituição contribuiu ativamente com duas sessões de aceleração que conectaram educação e práticas circulares. 

A primeira, “Economia Circular de Educadores para Educadores”, reuniu 335 participantes presencialmente no Hotel Renaissance, além de mais de mil pessoas que acompanharam online. Clique no botão abaixo e assista:

ASSISTIR ONLINE

Já a segunda sessão, “Visita Guiada: Economia Circular na Prática do Ensino Profissional”, encerrou a participação do SENAI-SP no WCEF — uma contribuição valiosa que fortalece o protagonismo da educação profissional nas soluções sustentáveis para o futuro.