SENAI-SP recebe centro técnico da GWM Academy e amplia parceria para qualificação no setor automotivo

05/08/2025 - atualizado às 17:58 em 05/08/2025

O SENAI-SP Ipiranga passou a sediar o novo centro técnico da GWM Academy, espaço exclusivo voltado ao treinamento e suporte técnico da rede de concessionárias da marca. A iniciativa reforça o papel estratégico do SENAI-SP na formação profissional para a indústria e marca um novo capítulo na parceria com a GWM, voltada ao fortalecimento da cadeia automotiva no Brasil. 

"Essa parceria com o SENAI-SP é estratégica para garantirmos que nossos profissionais estejam sempre atualizados com as mais modernas tecnologias do setor automotivo, especialmente em eletrificação. A GWM Academy é um marco no nosso plano de crescimento e compromisso com a qualidade do atendimento ao cliente", destaca Daniel Conte, diretor de Pós-Venda e da GWM Academy. 

Oficina de referência da GWM Academy 
Instalado em uma área de 375 metros quadrados, o centro técnico da GWM Academy conta com quatro salas de aula, oficina completa e tecnológica, além de uma área exclusiva para atividades de eletrificação veicular. Os treinamentos seguem os padrões internacionais de segurança e operação, com formações nos níveis N1, N2 e N3 de eletrificação, conforme regulamentação europeia. 

O espaço conta ainda com estações de recarga para carros híbridos e elétricos, que foram instaladas pela GreenV, uma das maiores empresas de tecnologia de eletromobilidade do Brasil, com grande experiência na distribuição e instalação de carregadores para veículos elétricos. 

Em apenas três anos de parceria com o SENAI-SP Ipiranga, a GWM já capacitou 641 profissionais da rede de concessionárias — entre técnicos e embaixadores de venda —, totalizando mais de 1.500 horas de aulas. Atualmente, são oferecidos 18 módulos de treinamento técnico, cobrindo desde atendimento até sistemas avançados dos veículos da marca. 

Essa iniciativa do SENAI-SP e GWM demonstra o comprometimento com o desenvolvimento da cadeia automotiva. “Amanhã, nesta mesma unidade do SENAI-SP, mais de 150 empresas de autopeças estarão reunidas com a GWM para discutir a formação de uma cadeia produtiva nacional. Essa mobilização demonstra, de forma concreta, o compromisso da empresa com o Brasil, afirma Ricardo Terra, diretor regional do SENAI-SP.  

Ele completa que “é fundamental que avancemos juntos também nas agendas de inovação e tecnologia. O País possui recursos, o SENAI-SP está preparado para atuar como instrumento de ciência e tecnologia para o setor automotivo, tanto que já desenvolvemos diversos projetos no âmbito do Programa Mover. Queremos consolidar uma parceria de longo prazo com a GWM e agradecemos a aliança consolidada nesta iniciativa”, discorre Terra. 

“Para o SENAI-SP, essa parceria é motivo de muito orgulho. Ter a GWM como parceira estratégica reforça nosso papel na formação de profissionais altamente qualificados para os desafios da nova mobilidade e da eletrificação”, complementa Durval Pinheiro Jr., diretor do SENAI-SP Ipiranga.