SENAI-SP recebe representantes do Governo Federal, Senado e Câmara dos Deputados para discutir a importância da indústria para o Brasil

05/05/2023 - atualizado às 10:13 em 09/05/2023

Visitas em unidades SESI e SENAI fazem parte da iniciativa “Conhecendo a Indústria”, criada pela CNI para aproximar órgãos públicos ao cenário industrial brasileiro

O SENAI-SP recebeu, no dia 4 de maio, representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal em uma das unidades localizadas em São Caetano do Sul, onde estão a escola e o Instituto SENAI de Tecnologia voltados para Mecatrônica e Metalmecânica com foco na transformação digital. A visita aconteceu por meio do programa “Conhecendo a Indústria”, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para aproximar os órgãos públicos às redes SESI, SENAI e ao cenário industrial brasileiro.

Felipe Morgado, Superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI Departamento Nacional, falou sobre o papel estratégico do SESI e do SENAI para tornar a indústria mais competitiva, por meio de educação básica e profissional, tecnologia e inovação. Ao mencionar a proposição de políticas públicas, citou a importância de que estejam alinhadas à demanda do mercado de trabalho.

“O grande desafio da educação profissional é saber quais tecnologias serão difundidas e utilizadas pelas indústrias e qual será a demanda de formação profissional nos próximos anos, e o SENAI tem uma metodologia própria com a premissa de observatórios e estudos prospectivos para realizar esse mapeamento e desenvolver itinerários formativos que estimulem o desenvolvimento profissional”, destaca Morgado.

  

Após a abertura do evento, o Diretor Regional do SENAI-SP, Ricardo Terra, e o Diretor da unidade, Osvaldo Luiz Padovan, apresentaram todos os espaços do local, destacando as principais ações do SENAI-SP, entre elas a Jornada de Transformação Digital, que auxilia pequenos e médios empresários a partir de treinamentos e consultorias gratuitas, além de possibilitar o acesso à uma fonte de financiamento atrativa para levar as indústrias ao processo de digitalização.

“O SENAI-SP tem uma estrutura de educação, tecnologia e inovação que se conecta em um grande ecossistema de soluções. Todas as nossas ações são integradas com o objetivo de gerar impacto na indústria e fazer com que essa indústria se movimente”, afirma Ricardo Terra. O Diretor Regional ainda citou a importância de a “Escola da Indústria” ser uma escola de classe mundial, em um processo permanente de monitoramento de ocupações e inovações pelo mundo para potencializar o capital humano através de qualificação.

Durante o encontro no SENAI-SP, também estiveram presentes Cassia Cruz, Gerente de Educação do SENAI-SP, Rodrigo Veloso, Supervisor de Organização e Política Educacional do SENAI-SP e Luiz Carlos de Almeida Filho, Supervisor de Educação Profissional do SENAI-SP. A visita e as apresentações seguiram no dia 5 de maio, em uma unidade SESI.