SESI-SP e SENAI-SP reduzem em 25% o consumo de energia com programa de eficiência energética

22/12/2022 - atualizado às 09:54 em 22/12/2022

As 230 unidades da rede implantaram ações como instalação de micro usinas fotovoltaicas, gestão digitalizada de energia, estudo de viabilidade da compra de energia limpa e substituição de lâmpadas

 

As 230 unidades do SENAI-SP e SESI-SP em todo o estado estão trabalhando em um grande programa de eficiência energética que resultará, até o final de 2022, em uma redução de 25% do consumo de energia elétrica da rede. No cenário atual, as unidades consomem quase 80 GWh/ano, com um custo de cerca de R$ 38 milhões. O esperado é que o consumo caia para 60 GWh/ano.

O programa inclui ações como: implantação de micro usinas fotovoltaicas, gestão digitalizada de energia, o estudo de viabilidade da compra de energia limpa e a substituição de lâmpadas.     

A troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED foi uma das primeiras realizações. No total, foram substituídos cerca de 136 mil itens que geraram economia de 11% no consumo de energia elétrica, que chega a quase 9 GWh/ano. 

Já a instalação de sistemas fotovoltaicos - que capta energia solar por meio de painéis - gera energia suficiente para abastecer o equivalente a 6.113 residências. O sistema é composto por micro usinas instaladas nas unidades, gerando aproximadamente 11 GWh/ano de energia limpa. Uma energia renovável gerada sem emissão de poluentes, com o mínimo de prejuízo à natureza. 

Para que tudo isso funcione de maneira sustentável e otimizada, o projeto conta com uma gestão digitalizada de energia, por meio da instalação de equipamentos que monitoram em tempo real toda rede. Esse sistema possibilita o monitoramento da geração de energia pelas micro usinas, alertando as escolas quando a geração não estiver adequada, para que sejam tomadas ações de manutenção, por exemplo. Além disso, o monitoramento evita multas por “estouro de demanda” resultando em economia financeira para o SESI-SP e SENAI-SP. 

O projeto tem referência em alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), como o 7– Energia Limpa e Acessível, 9- Indústria, Inovação e Infraestrutura, 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis e 12- Consumo Responsável.