Unidade na capital paulista conquista título "Escola Top Lean" do SENAI nacional

01/12/2022 - atualizado às 15:57 em 01/12/2022

Premiação reconhece ações de melhoria de produtividade educacional e em processos administrativos; ao todo, cinco unidades paulistas tiveram projetos premiados

 

A Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Simonsen, no Brás, na capital paulista, foi premiada com o título ESCOLA SENAI TOP LEAN no Prêmio SENAI Top Lean. Trata-se de uma iniciativa do departamento nacional para estimular o aumento da eficiência operacional, qualidade educacional e atendimento ao mercado. Outras quatro unidades tiveram projetos premiados:  SENAI "Manuel Garcia Filho" (Diadema); Escola SENAI "Shunji Nishimura" (Pompéia); Escola SENAI José Polizotto (Marília); e Escola SENAI “Celso Charuri”  (Sumaré). A premiação aconteceu no último dia 19 de novembro, de maneira online. Foram mais de 40 escolas em 13 departamentos regionais participantes. No total, o SENAI-SP inscreveu 12 projetos e recebeu oito prêmios.

A premiação é dividida em três categorias: Lean Educacional, para melhorias dos processos de ensino; Lean Office, que abrange processos administrativos e/ou técnicos; e Projetos de Ganhos Rápidos desenvolvidos na Maratona Lean.

A Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Simonsen foi premiada com o Ouro, em Lean Educacional, com o Cubo de Segurança 220V, que reduz a tensão das bancadas do setor de eletricidade para evitar acidentes com choques elétricos; e em Prata e Bronze, na categoria Lean Office, respectivamente com os projetos de requisição de documentos via Formulário Digital (para reduzir o tempo de atendimento e dar acessibilidade aos alunos surdos) e um Sistema de Irrigação Automatizado das áreas verdes da escola (que diminui o consumo de energia e controla os horários e tempos de irrigação). Com tais resultados, a unidade foi a escola com a maior pontuação entre os projetos avaliados e foi agraciada com o título de ESCOLA SENAI TOP LEAN.

Além disso, o SENAI-SP recebeu os prêmios:

  • PRATA na categoria Lean Educacional: com projeto de otimização na dinâmica das aulas práticas de oficina dos cursos de Manutenção Mecânica - Escola SENAI "Manuel Garcia Filho" (Diadema).
  • PRATA na categoria Lean Educacional: com o rodízio de atividades para redução da espera durante a prática na oficina - Escola SENAI "Shunji Nishimura" (Pompéia).
  • PRATA na categoria Lean Office: com o projeto Integração e acolhimento de novos colaboradores - Escola SENAI José Polizotto (Marília).
  • BRONZE na categoria Lean Office: com o projeto Compras - Escola SENAI Shunji Nishimura - (Pompéia).
  • PRATA na categoria Maratona Lean: com Suporte de ferramentas para torno convencional - Escola SENAI “Celso Charuri”  (Sumaré).