UpLab SENAI: inovação, conexão e empreendedorismo industrial agora também na Avenida Paulista

21/11/2024 - atualizado às 16:50 em 21/11/2024

Nova unidade atuará como um catalisador estratégico para modernizar os setores produtivos, gerando novas oportunidades de negócios e soluções inovadoras para a indústria 

 

Foi inaugurado no último dia 11 de novembro, no edifício sede da FIESP, o UpLab SENAI - Av. Paulista, uma parceria entre SENAI-SP e FIESP, por meio do Departamento de Desenvolvimento Intersindical (DDI) e do Comitê de Jovens Empreendedores (CJE). O UpLab SENAI-SP atende empresas e startups que desejam se conectar ao ecossistema de empreendedorismo industrial, fomentando a inovação aberta, a disseminação da cultura da inovação e o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias. 

"O Brasil só vai continuar avançando até, de fato, conseguir trazer a prosperidade para a nossa população se inovarmos. Educar para inovar, educar para aumentar a produtividade. É nisso que precisamos focar", afirmou o presidente da FIESP, Josué Gomes da Silva. "É através de iniciativas como esta que podemos levar mais competitividade para as nossas empresas". 

Situada na região central da capital paulista, a nova unidade UpLab está estrategicamente posicionada para a realização de eventos, encontros e exposições, criando oportunidades de conexão e colaboração. Além disso, também funciona como um OpenLab focado em Inteligência Artificial (IA). O espaço está dedicado a apresentar soluções práticas e exemplos aplicados ao setor industrial, proporcionando um ambiente colaborativo para que startups e parceiros desenvolvam soluções inovadoras e enfrentem desafios industriais por meio do uso de IA.  

"Nos unimos com a ideia de falar sobre inovação e aproximar os jovens da indústria, levando-os para dentro dos sindicatos, além de proporcionar conhecimento e capacitação aos dirigentes, essa foi a ideia principal", comentou Roger Appolinário, diretor titular do CJE.  

Paulo Schoueri, diretor titular do DDI e Vice-Presidente da FIESP, ressaltou ainda que o espaço deve ser um ambiente de inovação e conexão. "Principalmente, entre sindicatos e seus associados com startups, além de promover estratégias de inovação aberta e programas de intraempreendedorismo", disse.  

Ricardo Terra, diretor regional do SENAI-SP, destacou a importância do UpLab na geração de novos negócios e no aumento da competitividade industrial. "Atualmente, temos nove unidades em operação – localizadas em Santos, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Campinas, Sorocaba, São Carlos, Rio Claro e duas na capital paulista – e outras sete em fase de implementação, que certamente contribuirão para aproximar ainda mais a indústria de práticas inovadoras", finalizou.