Abrahão Jacob Lafer

Biografia de Abrahão Jacob Lafer

Patrono da Escola SENAI A. Jacob Lafer, localizada na cidade de Santo André

 

13/12/1907 - 1980

  • Em 20 de outubro de 1934, A. Jacob Lafer ajuda a fundar as Indústrias Klabin do Paraná (IKP). No dia 25, o Diário Oficial de São Paulo publica a escritura da que será a maior empresa latino-americana de celulose e papel.
  • Participou desde o início do projeto da fábrica de papel e celulose, na cidade de Monte Alegre, Paraná. Além de supervisionar a parte administrativa, Jacob era o cérebro e o principal responsável pela organização jurídica, contábil e fiscal da empresa. Era extremamente dedicado e organizado.
  • Envolveu-se em muitas atividades e iniciativas sociais relevantes, como a participação - com a comunidade judaica - na construção do Hospital Israelita Albert Einstein. A doação para compra do terreno foi formalizada e concretizada em solenidade realizada em São Paulo, em 1957.


Ramo de atuação: Indústrias de Papel e Celulose.

Abrahão Jacob Lafer nasceu em São Paulo, no dia 13 de dezembro de 1907. Estudou no Colégio Mackenzie e na Escola Alemã, ingressando em seguida na tradicional Faculdade de Direito do Largo São Francisco, pela qual se tornou bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1930.

Dominava três idiomas, além do português: alemão, inglês e francês.

Foi advogado militante, membro da Ordem dos Advogados do Brasil, secção São Paulo, desde 21 de março de 1932, inscrição n°2. Trabalhou no ramo industrial, dedicando-se ao crescimento e à expansão do grupo Empresarial Klabin e da Metal Leve S/A Indústria e Comércio.

Em 1937, foi eleito diretor da Companhia Fabricadora de Papel [CFP], de comum acordo com os dois grupos. Foi o ponto de partida da bem-sucedida trajetória profissional dele dentro da Klabin. Um nome aceito pelos minoritários, que tinham 25%, e os demais. Ele sempre se sentiu como alguém que tinha a obrigação de fazer a mediação entre os grupos. E fez até o final da vida.

Além de jurista, atuava como auditor, controller e contador. Historiador da família, documentava tudo. Jacob acompanhou e participou da construção e da gestão da Klabin por mais de 40 anos.