Alberto Santos Dumont

Biografia de Alberto Santos Dumont

Patrono da Escola SENAI Alberto Santos Dumont, localizada na cidade de São José dos Campos

 

19/07/1873 – 23/07/1932

  • Foi um inventor e aeronauta brasileiro, conhecido como "o pai da aviação".
  • Primeiro a projetar e construir um balão dirigível que decolou, contornou a Torre Eiffel e aterrizou valendo-se somente da força de um motor a gasolina.
  • Santos Dumont foi criador do 14-Bis em 1906, considerado o primeiro aeroplano com um motor de 50 cavalos, que voou a uma altura de seis metros, durante 220 metros.
  • Em 1907, criou o Demoiselle, que foi o um dos menores e mais baratos aviões da época e chegou a alcançar 90 km/h.
  • Academia Brasileira de Letras o elegeu para ocupar a cadeira nº 38.
  • Ramo de atuação: Engenharia.

Alberto Santos Dumont foi alfabetizado por sua irmã Virgínia e, durante a infância, estudou também com professoras particulares francesas contratadas por seu pai, diretamente de Paris. Depois ingressou na vida escolar em Campinas, no colégio Culto a Ciência, e em São Paulo, nos colégios Kopke, Morton e na Escola de Ouro Preto.

Herdeiro de uma família de cafeicultores prósperos na cidade de Ribeirão Preto, pôde dedicar-se aos estudos da ciência e da mecânica, em Paris. Ao contrário de outros aeronautas da época, deixava suas pesquisas como domínio público, sem registrar patentes.

A partir de 1897, Dumont iniciou seus primeiros testes no ramo da aeronáutica: primeiro foi a produção de dirigíveis e, depois de aviões. Seu primeiro dirigível foi testado em fevereiro de 1898, mas fracassou. Só conseguiu ter um voo de sucesso na sua terceira tentativa, em setembro do mesmo ano. Nessa ocasião, Santos Dumont chegou a 400 metros de altura.

Em novembro de 1901, um de seus dirigíveis garantiu-lhe um prêmio. Em 4 de novembro, ele concorreu ao Prêmio Deutsch, que consistia em cumprir um trajeto em Paris pilotando um dirigível por até 30 minutos. Santos Dumont alcançou o feito e recebeu 129 mil francos pela sua conquista, mas ele não ficou com o dinheiro: doou metade para a equipe que o ajudou a construir o dirigível, e a outra metade distribuiu entre pobres parisienses. Foi uma das personalidades mais conhecidas da capital francesa no começo do século XX.

Foi somente em 1905 que ele iniciou os testes para desenvolver uma aeronave que fosse mais pesada que o ar. Desse projeto, nasceu o 14-Bis, aeroplano desenvolvido por Santos Dumont, com um motor de 50 cavalos de potência. O 14-Bis teve dois voos destacados: o primeiro aconteceu em 23 de outubro de 1906, com 60 metros de altura. O segundo voo foi assistido por membros da Federação Aeronáutica Internacional (FAI), no dia 12 de novembro de 1906, fazendo um voo de 220 metros a seis metros de altura em Paris.

No começo de 1909, ele apresentou o seu novo projeto: o Demoiselle. Esse avião foi seu novo sucesso, e, após passar por alguns ajustes, chegou a alcançar 90 km/h. Como ele não quis patenteá-lo na época, muitos aviões foram construídos baseados no projeto.

Em 1931, a Academia Brasileira de Letras o elegeu para ocupar a cadeira nº 38.