João Baptista Salles da Silva

Biografia de João Baptista Salles da Silva

Patrono do Escola SENAI João Baptista Salles da Silva, localizada na cidade de Americana

 

26/11/1913 – Data de falecimento: não encontrada

  • Dos 46 anos que dedicou à educação técnica, o Professor Salles passou 39 anos no SENAI.
  • Defendia uma formação profissional que objetivasse a educação integral do indivíduo, preparando-o para exercer uma ocupação, ser um cidadão e ter a oportunidade de prosseguir seus estudos. Uma aprendizagem cujos pilares, nos países desenvolvidos, são desde sempre, as empresas industriais.
  • Uma história de vida cuja trajetória está intimamente ligada às cinco primeiras décadas de existência do SENAI, com reflexos até os dias de hoje.

Ramo de atuação: Educação Técnica

Formado pela Escola de Professores do antigo Instituto de Educação da Universidade de São Paulo, com especialização na França e Estados Unidos.

Iniciou sua carreira como Assistente de Ensino no antigo Centro Ferroviário de Ensino e Seleção Profissional, remanescente da primeira tentativa de implantação da aprendizagem racional de técnicas industriais no Brasil, a Escola Profissional de Mecânica, organizada por Roberto Mange no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

O resultado desta experiência pioneira no campo da formação profissional foi o laboratório que inspirou líderes da indústria brasileira a criar, em 1942, o SENAI, entidade que o Professor Salles ajudou a construir, mas à qual só viria se integrar dois anos depois. Antes disso, atou como Inspetor Geral Substituto na Superintendência do Ensino Profissional, órgão da Secretaria de Estado dos Negócios da Educação.