Jorge Mahfuz

Biografia de Jorge Mahfuz

Patrono da Escola SENAI Jorge Mahfuz, localizada em Pirituba

 

01/08/1880 – 10/12/1959

  • Em 1920, participou da urbanização de São Paulo, criando bairros como o Jd. Marajoara e o Jd. Paulistano, que compõem hoje um dos mais valorizados bairros da capital paulista.
  • Atuando no mercado imobiliário, Jorge Mahfuz detectou, desde o início, para onde se encaminharia o progresso da cidade. Começou por doar ao iniciante Colégio Inglês – Saint Paul School – 37.500 m² para a construção do Colégio, obviamente um polo de atração de alto nível.
  • Quando da ampliação da Rodovia Anhanguera, adquiriu uma grande área onde existe hoje um polo residencial expressivo. Ainda na Via Anhanguera, na região de Pirituba, formou o Jardim Santo Elias, onde se situa o terreno doado no qual foi construída a atual Escola SENAI Jorge Mahfuz.

Ramo de atuação: Empresário dos segmentos têxtil e imobiliário.

Jorge Mahfuz começou a vida como mascate em Dois Córregos/SP. Após alguns anos, mudou-se para São Paulo/SP, onde estabeleceu-se como comerciante em um armazém de secos e molhados na Rua Florêncio de Abreu.

Em 1924, perderia tudo em um revés sofrido no episódio histórico que ficou conhecido como a Revolta Paulista de 1924.

Aos 44 anos, mudou de ramo e seguiu para o setor imobiliário. Juntou recursos e investiu em bens de raiz, precisamente em terrenos e grandes áreas, formando lastro para novos empreendimentos e bens de capital – fábricas de tecidos – como a Companhia Mogiana de Tecidos, onde ingressaria no setor industrial.