Luiz Francesco Scavone

Biografia de Luiz Francesco Scavone

Patrono do Escola SENAI Luiz Scavone, localizada em Itatiba

 

01/11/1873 - 20/02/1955

  • Organizou o Lanifício Scavone, que continua sempre em progresso e é conhecido no Brasil inteiro.
  • Grande benfeitor da Santa Casa de Misericórdia; como gratidão, há um busto no jardim com os dizeres: "A Luiz Scavone, o Benemérito da Santa Casa, a gratidão de Itatiba".
  • Quando, completou 80 anos, houve uma grande festa no Cine Santa Rosa onde recebeu um bronze com a inscrição: "O povo de Itatiba, oferece ao seu grande amigo e benfeitor Luiz Scavone".

Ramo de atuação: Indústria

Em 1887, veio para o Brasil, estando com 14 anos na época de seu desembarque em Santos. Foi para São Paulo e trabalhou em um hotel lavando roupas, entre outras atividades.

Em seguida, conseguiu um trabalho como aprendiz na conceituada "Casa Garraux", um grande magazine que reunia gráfica, papelaria e comércio de produtos importados. Tornou-se empregado de confiança e logo dominou a arte do comércio.

Depois, conhece o industrial Francisco Matarazzo e cultiva uma amizade que lhe seria de grande valia. Transferiu-se para Itatiba e abriu um armazém local. Além de trabalhar com diversas mercadorias, o armazém transforma-se numa verdadeira casa exportadora de café. Luiz adquiria dos fazendeiros a produção de café e encaminhava para São Paulo e, nessa fase, os negócios eram intermediados pelo Conde Francisco Matarazzo. A partir deste momento, Luiz Scavone transformava-se num dos mais bem sucedidos industriais de Itatiba; considerado um dos pioneiros na industrialização local.

Foi, sem alarde, o campeão dos que ofertaram generosos donativos às instituições de caridade; ninguém soube o quanto ele foi amigo dos seus amigos, só depois de sua morte as pessoas por ele beneficiadas comentavam o bem que ele praticara ocultamente.