Luiz Massa

Biografia de Luiz Massa

Patrono da Escola SENAI Luiz Massa, localizada na cidade de Botucatu

 

04/08/1927 - 06/06/1978

  • Trabalhou na Empresa Grassi & Cia (1904 - 1970), indústria brasileira, fundada em São Paulo, no ano de 1904, pioneira na fabricação de ônibus no país. Luiz Massa projetou a primeira carroceria de ônibus com estrutura metálica do Brasil.
  • Um dos mais ativos dirigentes empresariais, em decisões arrojadas e corajosas, muitas vezes de antevisão do futuro, obcecado pela qualidade.
  • Procurava fazer que sua equipe estivesse sempre preparada para os desafios e da melhor técnica através de treinamentos.
  • Foi um dos mentores, incentivador e sócio fundador da Hidroplas de Botucatu que foi a célula mãe, para em seguida, iniciar a transferência das fábricas da CAIO do Rio de Janeiro e São Paulo, no ano de 1981.

Ramo de atuação: Repórter, Advogado, Empresário, Escritor e Bibliófilo.

Nasceu em São Paulo no dia 04 de agosto de 1927, primogênito dos imigrantes italianos Sr. José Massa e Dona Vicentina Ladogano Massa.

Possuía o 2° Grau completo (antigo científico) e Técnico em Mecânico Industrial. Ainda jovem trabalhou no exterior e adquiriu experiência na produção de aeronaves.

Iniciou, desde cedo, no ramo industrial sua saga de empresário no mundo da indústria ajudando seu pai na empresa que viria a ser a Companhia Americana Industrial de Ônibus (CAIO) fundada em 19 de dezembro de 1945, na rua Guaiaúna, no bairro da Penha, em São Paulo.

Esportista, gostava de cuidar da fazenda da família, graduou-se faixa preta no judô, piloto automobilístico (esporte que incentivou os filhos e netos) e um grande apaixonado por pesca, principalmente submarina, na qual conquistou vários campeonatos de sua época.

Faleceu no dia 06 de junho de 1978 com 50 anos poucos dias antes de completar 51 e logo após o falecimento do pai Sr. José Massa.

Em 19 de dezembro de 1997, através do seu filho José Massa Neto, então Diretor da CAIO e Diretor da Delegacia do CIESP de Botucatu; e Carlos Eduardo Moreira Ferreira,

1° vice-presidente da FIESP/CIESP São Paulo; e também, em nome de Mario Amato, Presidente do Conselho Regional do SENAI e presidente eleito da FIESP/CIES, homenageia-se Luiz Massa como Patrono da escola que passou a ser chamado SENAI “Luiz Massa”.

“Na história do mundo, nem sempre aqueles que realmente fizeram tiveram a oportunidade da glória ou mesmo a notoriedade do momento“, Luiz Massa.