Manoel José Ferreira

Biografia de Manoel José Ferreira

Patrono da Escola SENAI Manoel José Ferreira, localizada na cidade de Rio Claro

 

10/11/1900 - 05/03/1960

  •  No dia 20 de janeiro de 1927, iniciam-se em Rio Claro as atividades industriais da então Cerâmica Brasil. Com enormes dificuldades e de forma quase manual a nova indústria começou a produzir e vender potes, telhas, filtros e vasos cerâmicos.
  • Industrial dinâmico, se integrou às atividades industriais do município e liderou trabalhos sociais e humanitários.
  • Assumiu a delegacia da CIESP, que se expandiu desde então.

Ramo de atuação: Educação.

Manoel José Ferreira chegou ao Brasil em 1919 e começou sua carreira como operário em várias indústrias. Com muito esforço e dedicação começou uma pequena indústria de cerâmica.

No ano de 1927, iniciam-se as atividades industriais da então Cerâmica Brasil. Desde os primeiros passos da indústria que surgia, ficou evidente o desejo dos fundadores, Manoel J. Ferreira e seu irmão Benjamim Ferreira, em colaborar com as iniciativas de Rio Claro.

A indústria desenvolveu-se com rapidez, devido a qualidade dos produtos fabricados e seus fundadores. Participavam de todas as realizações e preponderantemente nos esforços de expansão do setor industrial, sonho de progresso e desenvolvimento da cidade.

Treze anos mais tarde, nascia uma nova cerâmica, a Cerâmica Lusitana, expandindo as atividades da firma que passou a produzir tijolos, telhas e manilhas.

Com a morte de Manoel José Ferreira a Cerâmica Brasil e a Cerâmica Lusitana fundiram-se e a denominação passou a ser Cerâmica Ferreira.

"Trabalho é mais importante que tudo, porque sem trabalho a pessoa não tem dignidade, não tem como sustentar a família, não tem nada", Manoel José Ferreira.