Mário Dedini

Biografia de Mário Dedini

Patrono da Escola SENAI Mário Dedini, localizada na cidade de Piracicaba (Centro)

 

23/09/1893 - 28/02/1970

  • Em 1939, é fabricado o primeiro equipamento completo para usinas de cana-de-açúcar: um conjunto de moendas para a Usina Nossa Senhora Aparecida.
  • Em 2000, a Dedini consolida sua posição como uma das principais empresas no setor de bens de capital.
  • Já em 2014, a Dedini S/A Indústrias de Base completa 94 anos e destaca-se como líder mundial no fornecimento de equipamentos e plantas completas para o setor sucroalcooleiro.

Ramo de atuação: Açúcar e álcool; Máquinas e Equipamentos.

Cursou a Escola Técnica de Desenho de Lendinara com o objetivo de aumentar seus conhecimentos de mecânica.

Gostava de consertar arados e ferramentas. Aos 12 anos, começou a trabalhar numa usina de açúcar em Lendinara. Com o decorrer do tempo montou uma oficina, onde passou a fabricar ferramentas agrícolas para os sitiantes e moradores.

Aos 19 anos, cursou a Escola Técnica de Desenho de Lendinara com o objetivo de aumentar seus conhecimentos de mecânica.

Em 1914, estabeleceu-se na Usina Santa Bárbara, em Santa Bárbara D´Oeste, ocupando o cargo de mecânico.

Em 1920, ambientado no país, ele e seu irmão Armando Césare compraram, na cidade de Piracicaba, no Bairro de Vila Rezende, uma pequena oficina de carpintaria e ferramentaria, dedicada à fabricação e consertos de veículos e implementos agrícolas (carroças, troles, arados, grades etc). A obra iniciada frutificou. Passou a atuar nos setores de açúcar, álcool, siderurgia, papel, celulose, química, petroquímica, energia, cimento, mineração, alimentos, cervejarias e saneamento.