Nadir Dias de Figueiredo

Biografia de Nadir Dias de Figueiredo

Patrono da Escola SENAI Nadir Dias de Figueiredo, localizada na cidade de Osasco

 

02/12/1891 - 11/04/1983

  • Teve atuação destacada na elaboração de inúmeras leis e regulamentos, como: imposto de renda, imposto sobre produtos industrializados (IPI) e leis das duplicatas, atuando junto aos Ministérios e ao Poder Legislativo.
  • Foi um dos idealizadores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), junto a Roberto Simonsen. E ainda foi um dos responsáveis por projetar a estrutura do complexo FIESP/CIESP/SESI/SENAI.
  • Em 1957, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) outorgou-lhe o título de “Líder n°1 da Indústria Brasileira”, recebendo - aos 90 anos de idade - uma homenagem especial como Presidente Emérito da maior organização industrial do país, bem como da rede integrada de atividades de educação, cultura, qualidade de vida e segurança do trabalho industriário.

Ramo de atuação: Indústria de vidros e louças para o uso doméstico.

Nadir Dias de Figueiredo nasceu em Minas Gerais em 1891 e, em 1913 iniciou seu investimento na produção de artigos dedicados à iluminação e em aparelhos elétricos, junto com o irmão, Morvan Dias de Figueiredo.

Em 1935, Nadir foca na produção de vidro, com a aquisição da primeira fábrica manual no bairro do Belém, na capital paulista. O ano de 1947 marca a criação do icônico design do copo americano.

Nadir Dias de Figueiredo possui vários títulos e condecorações na área da indústria, como “Líder n°1 da Indústria Brasileira”; Ordem do Mérito Industrial; Empresário Nacional; e muitos outros. Por conta de sua atuação pioneira no setor, como um dos idealizadores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), junto a Roberto Simonsen. Foi ainda um dos responsáveis por projetar a estrutura do complexo FIESP/CIESP/SESI/SENAI e se manteve como um dos principais líderes da indústria do Brasil até à sua morte.

Sempre em defesa dos interesses da indústria, e na solução dos problemas de natureza social, teve participação nos estudos que originavam a criação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Dedicou-se também às associações de classe, tendo ocupado vários postos, como o de Presidente do Sindicato da Indústria de Lâmpadas e Aparelhos Elétricos de Iluminação no Estado de São Paulo.