Nami Jafet

Biografia de Nami Jafet

Patrono da Escola SENAI Nami Jafet, localizada na cidade de Mogi das Cruzes

 

08/10/1860 - 26/12/1923

  • Fundador do primeiro estabelecimento fabril em São Paulo - (Fábrica de Fiação, Tecelagem e Estamparia), em 1903.
  • Iniciou suas atividades no ramo atacadista de tecidos importados, na capital paulista. Considerado junto à sua família, pioneiros da colônia sírio-libanesa, no Brasil.


Ramo de atuação: Indústria Têxtil.

Professor de Ciências, cursou a Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Beirut, no Líbano. Em sua atuação na Educação, como diretor de escola, libertou os alunos da educação tradicional, severa e rude, emancipou as inteligências, orientou os alunos na observação e reflexão, tornando-se um grande reformador liberal.

Entre os primeiros imigrantes libaneses, Nami Jafet despontou, desde o início do século XX, como atacadista e precursor da indústria têxtil, no Brasil. Tendo lojas nas ruas 25 de março e Florêncio de Abreu, em São Paulo, auxiliou o grupo de mascates que remodelou o comércio varejista. Em seguida, formou as bases de um dos maiores conglomerados fabris da América Latina.

A Cia. Fabril de Tecelagem e Estamparia dos irmãos Jafet deu origem ao bairro do Ipiranga e sustentou seu desenvolvimento. A Mineração Geral do Brasil transformou o município de Mogi das Cruzes.

Diretamente, ou por meio de sua família, ligou seu nome a instituições sociais da colônia libanesa, como o Hospital Sírio Libanês e o Clube Monte Líbano.