Paulo Antonio Skaf

Biografia de Paulo Antonio Skaf

Patrono da Escola SENAI "Paulo Skaf", localizada na cidade de São Caetano do Sul

07/08/1955 - 

  • Atuação na indústria têxtil por mais de 20 anos;
  • Presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (Abit) e do Sindicato da Indústria Têxtil do Estado de São Paulo (Sinditêxtil/SP);
  • De 2004 a 2021, assumiu a presidência da FIESP, SESI-SP e SENAI-SP; e em 2007, elegeu-se também presidente do CIESP, cargo ocupado também até 2021.

Ramo de atuação: Indústria Têxtil e Liderança por 17 anos da FIESP, CIESP, SESI-SP e SENAI-SP 

Filho de uma família de imigrantes, nasceu em São Paulo, no dia 7 de agosto de 1955. Cursou administração na Universidade Presbiteriana Mackenzie, época em que começou a trabalhar na tecelagem de seu pai. Com fábricas na capital e no interior, transformou a empresa, modernizando-a.

Por mais de 20 anos, atuou no setor têxtil, inicialmente como empresário e depois como líder do setor ao assumir a presidência da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (Abit) e do Sindicato da Indústria Têxtil do Estado de São Paulo (Sinditêxtil/SP). Depois redirecionou os negócios para o setor industrial de construção.

Durante sua gestão na Abit, fez um importante trabalho de unir toda a cadeia produtiva, promoveu a valorização da moda brasileira, a modernização do setor e o estímulo à criação de 70 mil empregos diretos.

Em 2004, foi eleito para seu primeiro mandato como presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e, em 2007, elegeu-se também presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).

Sob seu comando, a FIESP liderou campanhas importantes com impacto na sociedade, como a que defendeu o fim da cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), a de Energia a Preço Justo, que resultou numa redução de 20% nas contas de luz dos brasileiros, Não Vou Pagar o Pato, contra o aumento de impostos, e Chega de Engolir Sapo, contra os juros altos.

Também promoveu uma revolução na parte educacional do SESI-SP e do SENAI-SP. Construiu mais de 1 milhão de metros quadrados de escolas modernas com toda infraestrutura esportiva, de lazer e laboratórios e implantou o ensino em tempo integral no SESI-SP. No SENAI-SP, houve grande investimento em tecnologia, sobretudo Indústria 4.0, com escolas de ponta em todo estado e unidades móveis, contabilizando mais de 1 milhão de matrículas por ano.