Paulo Ernesto Tolle

Biografia de Paulo Ernesto Tolle

Patrono da Escola SENAI Suiço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle, localizada em Santo Amaro, na capital paulista

 

26/09/1918 – 12/08/2010

  • Escreveu o primeiro texto legal para a fundação do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
  • Colaborou, como jurista, nos estudos que levaram à criação da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE), primeira instituição brasileira criada com o fim específico de tratar de assuntos relacionados à pesquisa espacial, atualmente Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
  • Diretor Regional do SENAI-SP de 1970 a 1992, expandiu sua rede escolar, criou a grande maioria das escolas técnicas e sempre manteve o alto padrão de qualidade e atendimento.

Ramo de atuação: Educação e Gestão na Administração Pública e Privada

Formado em direito pela Faculdade de Niterói (RJ) e com mestrado em direito aeronáutico na Universidade McGill.

No início de sua carreira, Paulo Ernesto Tolle exercia atividades paralelas para fortalecer a renda, como professor de inglês e revisor, trabalhando até 14 horas por dia.

Mudou-se para o Rio de Janeiro, formou-se em Direito na Faculdade de Niterói e, anos seguintes, graduou-se Mestre em Direito Internacional na Universidade McGill, no Canadá.

Participou da Comissão de Organização do Centro Técnico de Aeronáutica e foi professor titular de Direito para Engenheiros e Direito Aeronáutico no ITA.

Já com experiência internacional, atuou na Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington, EUA, entre 1946 e 1948. Em 1966, foi professor visitante na Faculdade de Direito e na Faculdade de Educação da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA).

Entre as várias colocações na Administração Pública, foi ministro do Tribunal de Contas, secretário de Educação do Estado e de Educação e Cultura da cidade de São Paulo, além de presidente eleito do Conselho Estadual de Educação.

Quando já planejava a aposentadoria, na década de 70, um novo convite o levou a dirigir o SENAI. Empolgou-se com a proposta de educação profissionalizante para jovens e permaneceu na instituição até o ano de 1992.

“Profissão é ocupação ou atividade especializada exercida de modo permanente. Profissionalizar é dar caráter de coisa profissional”, Paulo Ernesto Tolle.