SENAI-SP fala sobre educação profissional e tecnologia, no JR Business da TV Record

13/03/2023 - atualizado às 15:19 em 13/03/2023

Osvaldo Lahoz Maia, assessor da Diretoria Regional, destaca a história de 80 anos da ´escola da indústria´, que conta mais de um milhão de matrículas por ano e transforma vidas pela educação

 

O SENAI-SP foi convidado para participar da última edição do programa JR Business, da TV Record, que foi ao ar no dia 7 de março, e abordou temas importantes como educação profissional, inovação e tecnologia. O representante da casa foi Osvaldo Lahoz Maia, assessor da Diretoria Regional, que iniciou a conversa com a apresentadora Adriana Perroni contando a história do SENAI-SP, que há mais de 80 anos transforma vidas por meio da educação, é referência em capacitação profissional e realiza mais de um milhão de matrículas por ano.

“O SENAI-SP é esse jovem de 80 anos, que teve seu nascimento durante a Segunda Guerra Mundial, no segundo governo Vargas, quando foi detectado pelos empresários brasileiros – paulistas, principalmente – a necessidade de estimular a indústria nascente no país. Na Europa, era o fim da Segunda Revolução Industrial, mas, aqui, ainda éramos um país agrícola”, relata Lahoz sobre os primórdios da instituição.

Hoje, são 92 unidades de formação profissional distribuídas em todo o estado de São Paulo, 78 Escolas Móveis, além de estratégias de educação online e híbrida.

“Cada escola do SENAI-SP tem uma área de abrangência e atuação nos municípios. E as Escolas Móveis foram elaboradas pela instituição e, inclusive virou modelo para outros países, para chegarem aonde não teriam escolas do SENAI-SP. Elas deslocam conhecimento, competência, professores e laboratórios. Essas unidades cobrem campo do conhecimento muito interessantes, desde Mecânica a Diesel, promove-se treinamentos em alimentos, têxtil, eletroeletrônico, e abrange áreas de fronteiras, como nanotecnologia, Indústria 4.0, conectividade e energias sustentáveis. Assim, é possível ver que os temas vão ao encontro do que a gente precisa para o desenvolvimento”, completa o assessor da Diretoria Regional de São Paulo.

Quer saber mais sobre as estratégias, os programas, as vagas e as novidades do SENAI-SP? Clique aqui e confira a entrevista na íntegra! O programa também está disponível em todas as plataformas digitais da TV Record.

Osvaldo Lahoz Maia, assessor da Diretoria Regional, em entrevista JR Business