Engenharia em Foco é tema de evento com a participação do SENAI-SP

06/09/2022 - atualizado às 18:19 em 06/09/2022

Engenharia em foco

Instituto de Engenharia reúne instituições em evento para ressaltar os marcos da engenharia nacional

O SENAI-SP foi um dos parceiros do Instituto de Engenharia no evento “Engenharia em Foco”, que enfatiza o papel desse setor na sociedade brasileira. Realizado no Teatro do Sesi, o evento registrou os avanços, desafios e perspectivas das tecnologias e da engenharia no país, reunindo doze entidades em debates sobre passado, presente e futuro.

Ao longo dos 80 anos do SENAI-SP, a instituição contribuiu para o setor de Engenharia através da educação profissional, com formação inicial, técnica e graduação de acordo com as demandas da indústria. Entre os destaques mais recentes, está o curso de Engenharia de Controle e Automação, oferecido pela unidade de São Caetano do Sul e o primeiro da área com cinco anos de formação.

O supervisor da área educacional do SENAI-SP, Luiz de Almeida, aproveitou a ocasião para explicar como a graduação foi desenvolvida, com base na Metodologia SENAI de Educação Profissional: “Nossa metodologia prevê um grande comitê técnico setorial, com representantes das indústrias, sindicatos e meio acadêmico. Esse comitê desenha um perfil profissional que responde a algumas questões: quem é o profissional do futuro? Quem eu preciso formar para atender às minhas necessidades?”, exemplifica.

Segundo o supervisor, os alunos não têm contato, em um primeiro momento, com blocos de matérias ou disciplinas teóricas. “Esse conhecimento é diluído ao longo do curso e a parte teórica é passada para o estudante no momento em que faz mais sentido, já com aplicações práticas”, explica Luiz.

 

SENAI-SP e a Engenharia

Os cursos voltados para a metodologia BIM (Building Information Modelling) são outros exemplos de formação de impacto para o setor. Os alunos encontram desde o curso online gratuito Desvendando o BIM, até o Aperfeiçoamento Profissional BIM Aplicado ao Projeto de Edificações e a pós-graduação Gestão de Projetos com Ênfase em BIM, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia do Porto, de Portugal.

A pós-graduação em Smart Factory também é uma formação aliada ao setor de Engenharia para suprir o mercado de trabalho, tanto na área da indústria como na área acadêmica, com especialistas capazes de desenvolver projetos de células produtivas automatizadas e robotizadas com uma visão atualizada das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.

Os cursos superiores de graduação da modalidade tecnológica ou tecnólogos do SENAI-SP aproximam alunos da vivência prática da indústria e todas as opções estão disponíveis através do site Faculdades.